Setecidades Titulo Saúde
S.Caetano lança sistema para resultados mais ágeis de exames

Contrato com instituição da Capital possibilita 18,2 mil laudos mensais, em formato digital

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
01/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSCS


Com o objetivo de trazer mais agilidade aos resultados de exames, a Prefeitura de São Caetano lançou, na manhã de ontem, o Programa Saúde Conectada, que se trata de diagnóstico por imagem a distância. O evento que anunciou a ação foi realizado no prédio da Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), na Capital, onde já começou a funcionar a central de laudos do município, estrutura formada por médicos especialistas.

Os laudos deixarão de ser analógicos, passando para o formato digital, o que proporcionará mais rapidez no processo de avaliação dos exames. “O paciente faz a tomografia na cidade, por exemplo, e imediatamente essa imagem é transmitida à Fidi. Um especialista avalia e devolve o laudo em, no máximo, 45 minutos. Antes demorava até cinco dias. Se a situação for de emergência, responde em até quatro minutos”, falou o coordenador médico de urgência e emergência da cidade, Eliseu Pinheiro. Exames de rotina ambulatorial podem ser retornados à unidade onde foram feitos em até 72 horas.

De segunda a sexta-feira haverá na central seis especialistas, distribuídos em corpo, neurologia, musculoesquelético, mamografia, raio X e densitometria óssea. Aos fins de semana, médicos generalistas liberarão os exames de urgência.

A previsão de laudos é de cerca de 18,2 mil por mês, sendo 12 mil raios X, 200 de densitometria óssea, 700 de mamografia, 100 em ressonância magnética, 900 de tomografia computadorizada e 4.300 ultrassonografias.

“A central de laudos representa avanço muito grande, pois teremos exames de melhor qualidade, com alta definição”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Jesus Gutierrez.

A administração municipal tem parceria com a Fidi – tida como o maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do País para a área pública – há 11 anos, mas agora o contrato é de gestão. “Antes tinham metas estabelecidas: executava e pagávamos. No contrato de gestão é diferente: é aberta uma conta específica para São Caetano, para o serviço de imagem. A gente antecipa o dinheiro, a Fidi faz os trabalhos e investimentos que combinamos com ela e, se sobrar algum recurso, tem que ser devolvido à Prefeitura”, explicou Pinheiro. O investimento do Executivo para manter a iniciativa é de R$ 800 mil mensais, com teto que pode chegar à R$ 1,1 milhão, dependendo da produção de serviços.

“A central de laudos traz rapidez na solução do problema, que é o mais importante. Vai ser um ganho muito grande ao atendimento”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Cerca de 100 integrantes dos Cises (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade participaram do lançamento. “É um fato que vai melhorar o serviço de Saúde ainda mais”, disse Maria Quero, 71 anos.

Além de qualidade, iniciativa permite redução de custos em torno de 30%

Além de acelerar o recebimento dos laudos, a parceria celebrada ontem deixará os documentos à disposição dos médicos no sistema exclusivo da Secretaria de Saúde de São Caetano, podendo ser acessados sempre que necessário. O coordenador médico de urgência e emergência da cidade, Eliseu Pinheiro, salienta que o novo processo acarretará em economia de 30% à cidade. “Antes, você fazia o exame no filme, o paciente ia para casa e, quando voltava, não tinha mais o exame para mostrar, pois esquecia ou perdia, sendo necessário repetir o procedimento e gastar novamente.”

O conselheiro fundador da Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), Nitamar Abdala, ressalta ainda os ganhos na logística. “No passado, tínhamos que deslocar os médicos para São Caetano ou trazer as imagens para cá. Hoje temos um corpo clínico concentrado para dar assistência. É quase impossível, em cada hospital, de qualquer lugar do mundo, ter um radiologista específico de cada área”, frisou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;