Setecidades Titulo
Balão pode ter causado
o incêndio em Diadema
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
24/04/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


A queda de um balão pode ser a causa do incêndio na Electro Nite, indústria de instrumentos de medição localizada na Avenida Presidente Juscelino, altura do número 570, no bairro Piraporinha, em Diadema. O fogo começou por volta da 0h55 de ontem e foi controlado às 7h30, apenas seis horas e meia depois. No momento do acidente, só um vigia estava no local. Não houve vítimas.

Foram necessárias 20 viaturas do Corpo de Bombeiros para apagar as chamas que, segundo moradores, atingiram mais de dez metros de altura. Por volta do meio-dia, ainda havia quatro viaturas fazendo o trabalho de rescaldo. Os bombeiros não divulgaram a causa do incêndio.

O galpão que pegou fogo fica nos fundos da indústria e dá para a Rua Umuarama, onde diversos vizinhos tiveram de deixar as casas por conta da fumaça e do calor.

No imóvel do técnico em química Fernando Colombo, 32 anos, 22 pessoas, entre elas um bebê de 2 meses, passaram a noite na rua.

Fernando e o cunhado, o auxiliar técnico Paulo Henrique Colombo, 22, afirmaram ter visto o momento em que um balão caiu no telhado da indústria. "Corremos para avisar o vigia, que deixou a gente pular o muro para ajudar", afirmou.

Os três retiraram cinco carros e um caminhão da área, antes que o fogo tomasse conta. "Quando terminei de tirar o último automóvel, vi um muro cair na minha frente. Por sorte não pegou na gente", disse Fernando.

ESTRUTURA

As paredes do galpão que ficaram de pé estavam condenadas e tiveram de ser demolidas pelos bombeiros. O fogo retorceu até mesmo as vigas de ferro de sustentação. "Foi uma coisa muito feia. Isso daqui era só fumaça, e ficou tão quente que a gente não aguentava entrar em casa", garantiu o porteiro Wellington Teodoro de Moraes, 44.

A vizinha Raquel Fiorini, 39, tem bronquite alérgica e não parava de tossir. "Foi a fumaça. Isso envenenou a gente. Por sorte o fogo não pegou nas casas", disse, aliviada.

Uma rua interna da indústria e algumas árvores separavam os muros dos imóveis do galpão que pegou fogo. A estrutura das casas não foi afetada e não houve interdições.



Prazo para Di-All apresentar relatório à Cetesb vence hoje

O incêndio na Electro Nite evidencia um problema comum em Diadema: a proximidade entre residências e indústrias. Caso emblemático dessa convivência nem sempre desejada foi o incêndio na Di-All Química, no Jardim Ruyce, em 27 de março de 2009, que deixou saldo de 22 imóveis prejudicados pelo fogo.

Hoje vence o prazo de 30 dias para que a empresa apresente relatório à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) atestando a remoção de resíduos da área e apresentação de investigação sobre contaminação.

No mês passado, a Di-All foi multada em 500 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), cerca de R$ 8.725.

Enquanto isso, as famílias atingidas seguem sem indenização por danos morais e prejuízos. A Prefeitura, porém, concedeu isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2010 e 2011, devido à aprovação de lei pela Câmara de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;