Cultura & Lazer Titulo
Alphaville toca em setembro em SP
Cláudio Luis de Souza
Da Redaçao
17/07/1999 | 18:19
Compartilhar notícia


Assim, do nada, a banda alema Alphaville virá ao Brasil em setembro, para seis shows – um deles no Via Funchal, em Sao Paulo, no dia 16 daquele mês (demais apresentaçoes: Rio, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza).

Para quem nao se lembra, esse trio foi responsável por dois dos maiores sucessos da primeira metade dos anos 80: Forever young, uma rara balada technopop, ainda hoje tocada nas noites de flash-back das FMs; e Big in Japan, uma espécie de hino gay configurado numa cançao synthpop (leia-se, pop baseado em sintetizador) de clima musical dos mais arrojados daquele período, cabeça a cabeça com o que correlatos (como Depeche Mode e New Order) faziam na ocasiao.

Estas duas faixas integram o álbum Forever young, lançado em outubro de 1984. Outra faixa de relativo sucesso foi Sounds like a melody. Vale observar que este disco foi a estréia da banda (que, aliás, começou a carreira usando o nome Forever Young).

O curioso é que o Alphaville, entao formado por Marian Gold, Bernhard Lloyd e Frank Mertens (mais tarde substituído por Ricky Echolette), fez apenas dois shows ao vivo no período 1981-1993.

Isso significa que, em plena efervescência do synthpop e do new romantic, notadamente no quinqüênio 1980-1985, o Alphaville preferiu isolar-se, compondo e gravando discos, mas longe dos palcos – o que lhe valeu a pecha, sempre um tanto cruel, de banda de estúdio.

O primeiro show do Alphaville em dez anos, realizado em 1993, foi em Beirute, no Líbano. Desde entao, o trio (que agora conta com uma banda de apoio) parece ter se empolgado, tocando em lugares tao díspares quanto Peru e Rússia – e agora faz essa turnê até bem extensa pelo Brasil.

O lançamento mais recente do Alphaville foi uma caixa de oito CDs intitulada Dreamscapes, uma espécie de Anthology do grupo, com seus maiores sucessos acoplados a faixas inéditas e raras. Antes disso, lançou Salvation, em 1997, puxado pelo single Wishful thinking. O trio vem trabalhando longe das grandes gravadoras – o que torna sua passagem pelo Brasil ainda mais intrigante. Resta aguardar setembro para conferir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;