Esportes Titulo
Staff do São Bernardo supera sequência pesada de jogos
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
14/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O São Bernardo completa amanhã, contra o Linense, 270 minutos em campo em intervalo de sete dias. Como o técnico Luís Carlos Martins utilizou diante do Palmeiras B (domingo) e da Francana (quarta-feira) a mesma escalação e deve mantê-la em Lins, o desgaste dos titulares é grande e a comissão técnica tem de se desdobrar para deixar todos em plenas condições. Afinal, só dois avançam à terceira fase.

Departamento médico e de preparação física têm feito trabalho integrado que começa depois das partidas, ainda no vestiário, como depois do empate por 2 a 2 com a Francana.

"Quando chega sequência como essa, nos preocupamos com a recuperação dos atletas e não se treina. Logo após o jogo todos foram submetidos à imersão no gelo e suplementação alimentar. Hoje (ontem) fizemos trabalho recuperativo para a musculatura com a parte ativa na academia e passiva (alongamento). Depois nova suplementação, almoço e viagem (para Lins)", explicou o fisiologista Luciano Capelli.

Segundo o instrutor físico Marcos Augusto Gomes, "o trabalho regenerativo é importante" para que os atletas suportem a sequência de jogos. "Antes de vir o cansaço damos trabalho para acelerar o processo do corpo", explicou.

No meio de todo este processo, o médico Rui de Oliveira examina individualmente os atletas e passa aos fisioterapeutas Hélio, Jorge e Leandro. "Todos são clinicamente avaliados para saber em quais condições chegam para a gente. Aí vemos como foi o rendimento e o quanto podem render", explicou Leandro Dias. Os preparadores Deivid Marques e Rodrigo Marin, além da nutricionista Nathalia Fiori também participam do procedimento.

Luís Carlos Martins criticou a sequência de um jogo atrás do outro e classificou como "humanamente cansativa para os atletas". Mesmo assim, tem todos à disposição, exceção feita a Dirceu (com problemas na coxa direita). "O sistema aqui é bem integrado e, por isso, temos número pequeno de jogadores lesionados", disse Jorge Balbino Júnior.

Na primeira fase o Tigre passou pela mesma experiência (três jogos seguidos) e suportou bem - venceu todos. "Isso mostra a importância de uma pré-temporada benfeita, para que durante a competição seja dada carga de treinos menor, o time renda e se recupere bem", disse Luciano Capelli.

Hoje os jogadores realizam trabalho leve em Penápolis, cidade onde estão hospedados, visando o duelo de amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;