Economia Titulo
CNI reclama de desequilíbrio da balança entre Brasil e EUA
Do Diário do Grande ABC
14/02/2000 | 14:55
Compartilhar notícia


O presidente da Confederaçao Nacional da Indústria, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, reclamou, na tarde desta segunda-feira, em discurso durante almoço e recepçao do secretário de Comércio dos EUA, Willian Daley, do desequilíbrio da balança comercial entre Brasil e EUA, que no ano passado representou US$ 1 bilhao de déficit para o Brasil. Segundo Ferreira, é necessário que as duas partes encontrem formas para superar os obstáculos que dificultam o acesso dos produtos brasileiros ao mercado americano. "As questoes que afetam as relaçoes bilaterais devem ser enfrentadas com determinaçao e vigor, pois nao podemos depender indefinidamente de progressos nas negociaçoes de acordos regionais ou multilaterais para fazer avançar a remoçao dos entraves aos negócios entre nossos países", disse Ferreira.

O presidente da CNI disse que os empresários brasileiros estao apreensivos com a tendência protecionista no comércio internacional que levou ao fracasso da reuniao ministerial da Organizaçao Mundial do Comércio em Seattle. "Permito-me dizer que, na opiniao da CNI, os Estados Unidos nao devem, sob nenhuma hipótese, emitir sinais contraditórios em relaçao ao seu compromisso com o multilateralismo", disse. Ele disse ainda que a inclusao de temas como padroes ambientalistas e trabalhistas devem ser feitas em agendas próprias e específicas e nao podem ser transformadas em barreiras nao tarifárias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;