Setecidades Titulo
Paranapiacaba não receberá compensações por gasoduto
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
26/11/2010 | 07:42
Compartilhar notícia


A Petrobras não vai investir em projetos de recuperação do patrimônio histórico de Paranapiacaba como forma de compensação ambiental. O assunto foi discutido ontem durante reunião entre representantes das obras do gasoduto Gasan 2 e Prefeitura de Santo André. Ficou acertado que somente ações de retorno ambiental serão analisadas pela estatal.

A ampliação do gasoduto está devastando aproximadamente oito quilômetros de mata virgem na região do Parque do Pedroso. Hoje a Secretaria de Recursos Naturais detalha para a Petrobras os pedidos de compensação ambiental. “Recuperação histórica não é vista como compensação ambiental pela Petrobras. Agora vamos apresentar todos os projetos que serão melhor aproveitados pela cidade”, falou o secretário Eduardo Sélio Mendes.

A Pasta encaminha também o valor dos projetos que podem ser financiados pela petrolífera. “Vamos fazer estimativa de investimento pela Petrobras, que se mostrou aberta para o acordo”, informou.

Ontem foi a terceira reunião com a estatal em mais de um ano desde o primeiro contato feito pela Prefeitura. Segundo Mendes, no início de novembro passado, a administração encaminhou oficio à empresa, que não possuía alvará para transporte de terra e vegetação. O documento é emitido pela Secretaria de Recursos Naturais.

Nesta semana as intervenções foram embargadas e imediatamente a Petrobras enviou representantes para tratar com a secretaria. A partir de então, os responsáveis apresentaram a documentação solicitada. Até o momento, o conteúdo não foi analisado.

 

SÃO BERNARDO

Ainda ontem a Petrobras apresentou toda documentação exigida pela Secretaria de Gestão Ambiental de São Bernardo. A Pasta também pediu informações sobre a destinação de vegetação e terra extraídas da área de obras dentro do município. Segundo o secretário Gilson Marson, todo o volume foi destinado ao Aterro Lara, em Mauá.

A empresa também se comprometeu a fazer o replantio de árvores em 30 hectares dentro da área urbana. Os locais serão apontados nos próximos dias pela Secretaria de Gestão Ambiental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;