Cultura & Lazer Titulo
Grupo Caixa de Imagens representa o Brasil na Expo 2000
Do Diário do Grande ABC
30/05/2000 | 15:07
Compartilhar notícia


O grupo de teatro de bonecos Caixa de Imagens vai apresentar na Alemanha, a partir do dia 17, alguns espetáculos de seu repertório nas cidades de Erfurt, Magdeburg e Hannover, representando o País na Expo 2000. Até lá, o público brasileiro poderá conferir esse trabalho no espetáculo "Curta Curtíssimas", no Teatro N.Ex.T, a partir de amanha (31) à noite.

Há seis anos o Caixa de Imagens vem desenvolvendo uma linguagem teatral singular. Trabalham com bonecos muito pequenos - alguns nao passam de 5 cm - em espetáculos que variam de um a dez minutos, dirigidos na maioria das vezes a um único espectador. Parece pouco. Mas o encantamento despertado costuma ser inversamente proporcional às dimensoes dos bonecos. Tanto que os integrantes do grupo - Mônica Simoes, Fábio Coutinho, Evelyn Cristina e Carlos Gaúcho - já viajaram por vários países da Europa a convite de festivais e governos locais.

Num mundo onde se valoriza cada vez mais o megaevento, o grupo transporta o espectador da dispersao para a concentraçao, do ruído para o silêncio, do grande aparato para uma diminuta dimensao, confundindo referências de espaço e tempo. "Buscamos a síntese: eliminamos excessos no cenário, na manipulaçao dos bonecos, na música", diz Mônica. "Buscamos a precisao, os movimentos essenciais, o cerne do que se fala".

O malandro, porém digno, "morador de rua" Estevao e a noiva Vera sao dois personagens que o público verá em "Curta Curtíssimas", espetáculo com duraçao de dez minutos, para dez espectadores no N.Ex.T., sempre às quartas-feiras. Nao há cobrança de ingressos, passa-se o chapéu. "Queremos resgatar a dignidade dessa prática, ainda encarada como mendicância no Brasil".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;