Internacional Titulo
Primeiras estrelas podem esclarecer origem da matéria escura
Da AFP
13/09/2007 | 18:07
Compartilhar notícia


As primeiras estrelas poderiam conter indícios capazes de fornecer informações sobre a matéria escura no Universo, algo que permanece um mistério desde seu descobrimento, há mais de 70 anos.

De acordo com um estudo publicado na última edição da revista científica americana Science, baseados em simulações feitas em computador, astrônomos da universidade britânica de Durham concluíram que a matéria escura, em suas duas categorias - "fria" e "quente" - foi crucial para a formação das primeiras estrelas.

Pouco depois do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos, a matéria que então formou o Universo era lisa como um espelho d'água, mas com algumas pequenas ondulações.

Essas ondulações aumentaram depois sob o efeito da força gravitacional, atuando sobre as partículas contidas na matéria escura, o que permitiu a entrada do gás, em um processo que deu origem às primeiras estrelas há cerca de 100 milhões de anos depois do Big Bang.

De acordo com os trabalhos, várias estrelas de diferentes tamanhos nasceram em grandes explosões simultâneas, como longos filamentos que repentinamente se tornaram incandescentes. Liang Gao, astrônomo da universidade Durham e um dos co-autores do estudo, explicou que "esses filamentos mediam aproximadamente 9 mil anos-luz, o que equivale a cerca de um quarto da longitude da Via Láctea, nossa galáxia".

"O nascimento explosivo das estrelas mais luminosas iluminou o Universo escuro de uma maneira espetacular", acrescentou. Essas estrelas nascidas nos primeiros tempos do Universo deveriam existir ainda na Via Láctea, e seu descobrimento pode revelar mistérios da matéria escura, segundo os astrônomos.

Por outro lado, as primeiras estrelas formadas a partir de partículas de matéria escura "fria" eram mais densas e não podiam, portanto, sobreviver por tanto tempo quanto suas irmãs de massa mais frágil, formadas pela matéria escura "quente".

Astrônomos americanos anunciaram em maio ter observado pela primeira vez com clareza um anel de matéria escura, a prova mais concreta até agora da existência dessa misteriosa substância que, segundo se acredita, forma até um quarto do Universo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;