Setecidades Titulo
Aterro de Sto.André está abaixo da média
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
27/03/2010 | 09:05
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Santo André recebeu nota baixa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em avaliação dos aterros sanitários de resíduos sólidos (lixo doméstico) divulgada na sexta-feira. O IQR ( Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos) do aterro de Santo André despencou de 8,9 em 2008 para 6,1 no ano passado, segundo o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2009. A taxa é inferior à média das outras cidades do Estado que possuem lixões em operação (8,5).

Dos 645 municípios paulistas, 425 têm sistemas de depósito e tratamento de resíduos domésticos adequados. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o número é 15 vezes maior que em 1997, quando foi feito o primeiro relatório.

Para se obter o IQR de cada cidade são avaliados 41 itens. Segundo Ronald Pereira Magalhães, gerente da Agência Ambiental do ABC I, da Cetesb, o Aterro Sanitário de Santo André, administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foi mal avaliado em quatro aspectos, como a conservação das condições de acesso das vias internas, o que causa dificuldade para a entrada dos caminhões.

A cobertura do lixo, que deveria ser feita com terra, também estava insuficiente. "Essa cobertura é importante para evitar o mau cheiro e a presença de aves como urubus. Havia muitos deles no aterro", declarou Magalhães. A drenagem da chuva, por meio de canaletas, e o armazenamento e tratamento do chorume também foram insuficientes na avaliação. "Em 2010, visitamos duas vezes o aterro e constatamos uma melhora. Mas uma nova avaliação só será feita no final do ano", concluiu o gerente da Cetesb.

O Semasa informou que o local permanece em obras e que as chuvas prejudicaram os trabalhos. A ampliação da coleta e armazenamento de chorume serão finalizadas nos próximos dias, de acordo com o Semasa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;