Setecidades Titulo
Escola faz tour por antigas fábricas de Santo André
Patrícia Queiroz
Da Redaçao
10/10/1999 | 16:06
Compartilhar notícia


Para identificar algumas das causas para os atuais índices de desemprego da cidade alunos do ensino médio da EE Amaral Wagner, da Vila Bangu, em Santo André, resolveram deixar cadernos e livros na sala de aula e ir a campo verificar parte do problema de perto. Um grupo com 25 estudantes esteve na última semana conhecendo as instalaçoes de empresas na avenida Industrial, no Centro de Santo André, atualmente fechadas.

Monitorada por dois professores - um de História e outro de Geografia -, a atividade foi dividida em duas partes. Na primeira, os alunos anotaram os nomes das empresas, dados físicos e tentaram conversar com eventuais vigias do local para saber há quanto tempo haviam fechado ou por quais motivos. A seguir os grupo fazia fotos e filmagem.

Washington Luiz Sales, professor de Geografia que esteve com o grupo, explicou que a intençao foi mostrar aos alunos a realidade do município. "Queremos que eles assumam uma postura crítica sobre tais fechamentos, se questionando para onde foram essas empresas e, principalmente, para onde foram tantos empregados. Sao esses estudantes que dentro em breve tentarao entrar no mercado de trabalho e terao dificuldades em continuar na cidade, já que as oportunidades estao nitidamente reduzidas."

Segundo o professor, o trabalho nao pára por aí. Há a intençao de continuar a pesquisa, tentando checar junto à Prefeitura e mesmo junto às empresas que mudaram de cidade o que as levou a fazer isso. Todo o material será organizado e deverá ser exposto na escola. "Sociedades de bairros e outras escolas interessadas poderao conhecer o material", afirma Washington.

"É muito interessante sair da classe e partir para trabalhos de campo", disse Daniela da Silva Rocha, 16 anos. Para uma colega de classe de Daniela, Camila Cristina Diniz, 17, é importante que o estudante saiba o que se passa fora "do seu próprio mundo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;