Cultura & Lazer Titulo
MuBe exibe mostra do artista baiano César Romero
Do Diário OnLine
05/10/2007 | 12:09
Compartilhar notícia


O MuBe (Museu Brasileiro da Escultura) abre nesta sexta-feira a mostra “BRamante - 40 anos – Pinturas”, comemorando os 40 anos de atividades do baiano César Romero. Em 2001, ele foi o primeiro nordestino a ganhar o Prêmio Mário Pedrosa de melhor artista contemporâneo, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.

A inspiração de Romero vem do popular, das feiras de artesanato e das festas de rua. Isso explode nas telas em cores exuberantes e nos desenhos dos signos religiosos e festivos da cultura afro-brasileira.

Nesta mostra, o artista aprofundou sua pesquisa das faixas emblemáticas, como se colocasse uma lente de aumento nas telas. As faixas, incrustadas de símbolos religiosos, parecem flâmulas ao vento e remetem às festas de largo, de grande tradição e força na Bahia.

São trabalhos em grandes dimensões, com tamanhos que variam entre 360 x 150 cms a 600 x 150 cms. A exposição explora à  exaustão a cor, as possibilidades de combinações, os ajustes, as entonações, o claro-escuro e as potencialidades cromáticas.

A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 21, das 10h às 19h. O MuBE fica na Avenida Europa, 218, em São Paulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;