Esportes Titulo
Bia Figueiredo 'debuta' em São Paulo
Nilton Valentim
Com Agências
13/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O carro desliza suave sobre o asfalto novinho em folha espalhado em parte da Marginal do Tietê. A motorista, experiente apesar dos 25 anos incompletos, conversa animadamente e tenta detalhar a emoção que sentirá a partir de hoje, quando, na condição de piloto, irá percorrer o mesmo trajeto. Porém, muito mais rápido. "Calculo que chegarei neste ponto a 330 km/h, em sexta marcha. Vou reduzir para segunda e contornar a curva, aproximadamente a 60 km/h", afirma Bia Figueiredo, que apresentou o traçado da prova de abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy à equipe do Diário.

Paulistana, corintiana e acostumada ao trânsito caótio da maior cidade da América Latina, Bia curte como ninguém a realização do sonho de estrear na Indy em uma região que conhece tão bem. "Será emocionante poder andar na marginal, em um carro de corrida, e poder acelerar forte como eu sempre quis fazer", confessa a piloto, que nos dias que antecederam a prova trabalhou como uma espécie de embaixadora da Indy no Brasil, participando dos mais variados eventos e até andando com um carro de corrida pelas ruas da Capital.

Mas se conhece bem a cidade, a pista é um mistério. Quando for aberta para os primeiros treinos, hoje às 9h, será a primeira vez que os pilotos poderão percorrê-la em sua totalidade. Até agora, o único contato de todos foi pelo computador. "Existem voltas virtuais e até mesmo um game que simula o circuito. Mas São os detalhes que irão fazer a diferença e isso, só quando os carros forem para a pista."

Realista quanto a sua condição de iniciante na Indy, Bia se deixa levar pela possibilidade de andar na frente na corrida de amanhã e até mesmo de receber a bandeira quadriculada. "A gente sonha. Mas o objetivo primeiro é fazer uma boa estreia. Será a primeira vez que vou fazer um pit stop, que terei uma estratégia de corrida... A expectativa é terminar e maximizar esta experiência, mas que sabe eu não consiga surpreender", afirma.

Destaque da temporada passada na Indy Lights (categoria de acesso), Bia tem contrato apenas para a corrida de São Paulo, mas trabalha (e muito) para conquistar patrocinadores que a garanta nas demais provas do ano.

PROGRAMAÇÃO - Os pilotos conhecerão de verdade a pista paulista às 9h, quando terá início a primeira sessão de treinos livres. A segunda bateria será às 12h30. Depois,das 15h30 às 17h ocorre o treino classificatório. Amanhã, às 9h30 será realizado o warm up e, às 13h, será dada a largada.

Ontem o português Eduardo Freitas, inspetor da Comissão de Circuitos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), fez a última vistoria, e liberou a pista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;