Setecidades Titulo
Marginal Guarará começa a ganhar pontes nesta 3ª
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
15/01/2001 | 18:49
Compartilhar notícia


  Começam nesta terça as obras de construção de duas pontes sobre o córrego Guarará, na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo (marginal Guarará), em Santo André. Uma ficará nas proximidades do cruzamento com a rua Xavantes. A segunda, na altura da rua Buri, será construída no lugar de outra já existente no local, que será demolida.

As obras são necessárias para o início do funcionamento do corredor exclusivo de ônibus, que ligará a Vila Luzita ao Centro da cidade. A construção é de responsabilidade da Viação Expresso Guarará, empresa que ganhou a licitação para explorar o serviço durante 25 anos, contrato que pode ser renovado por igual período.

O secretário de Serviços Municipais de Santo André, Klinger Luiz de Oliveira Souza, explicou que as pontes são necessárias para que não haja conversão direta de veículos entre as duas pistas da avenida, como acontece hoje. Como a prioridade de tráfego será dos ônibus, os veículos que quiserem cruzar a avenida terão de fazer a conversão no quarteirão para depois passar sobre a marginal.

Klinger explicou que a construção de uma nova ponte na altura da rua Buri é necessária porque a que existe no local é baixa e ajuda a piorar a situação das enchentes na região. De acordo com ele, as obras não irão atrapalhar o trânsito na região. Serão interditados dois trechos de aproximadamente 20 m, em apenas uma faixa de cada lado da avenida. As duas pistas da via têm três faixas de rolamento cada.

A construção das pontes deve ser concluída até o dia 30 de março, de acordo com Klinger, para que o corredor de ônibus possa começar a operar na primeira quinzena de abril.

Com o início da operação do terminal e do corredor exclusivo de ônibus, o tempo das viagens da região da Vila Luzita ao Centro deverá ser reduzido em 15 minutos. Hoje, o trajeto em horário de pico é realizado em aproximadamente 35 minutos. A redução vai acontecer porque os ônibus não sairão mais dos bairros diretamente para o Centro.

Os veículos chamados alimentadores farão baldeação no Terminal da Vila Luzita e outros carros, tipo articulados, levarão os passageiros até o terminal central. Os usuários pagarão uma única passagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;