Setecidades Titulo
Ônibus em S.Caetano levará pacientes a UBSs
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
28/02/2007 | 22:29
Compartilhar notícia


Falta de dinheiro ou carro para se locomover não será mais motivo para alguém postergar a busca de atendimento médico em São Caetano. A partir de segunda-feira, começam a circular na cidade duas linhas gratuitas de microônibus, com pontos de parada nas unidades de Saúde, para transportar usuários do sistema – de segunda a sexta-feira – de um equipamento a outro. No total são 24 pontos, espalhados por 15 bairros.

De acordo com a Prefeitura, só poderá usar os ônibus quem procura atendimento na rede de saúde.

Um monitor do Serviço Social acompanhará os usuários no interior do veículo para orientá-los. Durante o trajeto, o servidor público coleta dados pessoais dos passageiros e preenche um questionário que avalia o serviço prestado. “O paciente será orientado para que não pegue o ônibus errado. Não será permitida a entrada de quem não estiver se dirigindo a uma de nossas unidades, seja para atendimento, marcar consulta ou exame. Dificilmente haverá desvio de finalidade no uso do transporte”, assegura a diretora de Saúde do município, Regina Maura Zetone.

Quem mora no bairro Prosperidade, por exemplo, e precisa ir ao Centro de Atenção Psicossocial, no Centro, poderá pegar o ônibus na UBS Maria Corbeta Segatto.

Dois microônibus comuns com 20 lugares cada – começam a circular às 6h30 – serão usados no transporte dos passageiros. O município dispõe de veículo especial para atender portadores de deficiências físicas.

As duas unidades do denominado Circular Saúde têm capacidade para transportar aproximadamente mil pessoas por mês.

Conforme explicou o prefeito José Auricchio Júnior, a medida visa facilitar o acesso dos munícipes ao sistema de saúde. “Nossa política não é apenas aumentar o número de unidades. Temos uma população de terceira idade considerável. A topografia da cidade dificulta um pouco a locomoção, por isso criamos esse serviço, que será um facilitador.”

São Caetano tem, segundo o Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), 137.277 habitantes, dos quais 42.095 com mais 50 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;