Economia Titulo
Industriais acusam Brasil de manejar Mercosul
Do Diário do Grande ABC
03/02/1999 | 14:03
Compartilhar notícia


A poderosa Uniao Industrial Argentina (UIA) denunciou esta quarta-feira que o "Brasil sempre manejou o Mercosul em funçao de suas necessidades", e advertiu que se o governo ``nao tomar medidas que protejam a indústria local, o produtor argentino ficará seriamente prejudicado e será impossível recompô-lo'.

O secretário-geral da UIA, José Ignacio De Mendiguren, afirmou pela rádio América que ``é quase impossível pensar que nao vai acontecer nada no Mercosul, quando o sócio principal da regiao desvaloriza sua moeda em 70%'. Advertiu igualmente que ``nao estamos em condiçoes de suportar a crise primeiro, e que depois se tomem medidas' porque, acentuou, ``quando o Brasil precisou, aplicou, sem consulta prévia, restriçoes financeiras' aos produtos que entravam em seu mercado.

Em sua opiniao, ademais, ``para a Argentina, o Mercosul tem uma concepçao econômica, mas para o Brasil representa um conceito político'.

De Mendiguren explicou que ``queremos que cresçam nossas exportaçoes, mas entretanto aos brasileiros só importa atingir uma posiçao hegemônica ante os Estados Unidos e a Uniao Européia'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;