Cultura & Lazer Titulo
Escritor italiano revela mistérios da estupidez
Do Diário do Grande ABC
23/05/2000 | 13:05
Compartilhar notícia


O Século XX passará à história da humanidade como o ``século mais estúpido', afirmou nesta terça-feira em Madri o escritor italiano Oliviero Ponte di Pino ao lançar um livro sobre o assunto.

``Nascemos em um século realmente imbecil!', exclama.

``A lapa agarrada à sua rocha há milhoes de anos tem sabido sobreviver, enquanto nós conseguimos a suprema estupidez de acabar com nossos semelhantes, que é acabar conosco mesmos', explica.

``Eu nao sabia que este século era o mais imbecil, mas me convenci disso recentemente', disse o autor, esclarecendo que ``os políticos nao se salvam'.

E ao falar da ``estupidez no poder', nao deixa de lembrar Hitler, Mussolini, Stalin e Franco.

di Pino revela os ``mistérios da estupidez' em um livro divertido e culto dedicado ao assunto, com um desafiante título: ``Aquele que nao ler este livro é um imbecil'.

``É um livro divertido, mas que convida também à reflexao séria, convida a pensar seriamente sobre a estupidez uma variada gama de leitores, pois é destinado a todos os níveis culturais', explicou.

O escritor italiano frisa que sempre existiu a estupidez, sendo ``um tema tao presente na atualidade como remoto nas origens de nossa civilizaçao', que nunca foi ignorado por nenhuma das 20 mil línguas faladas pela humanidade.

O filósofo grego Aristóteles (384-322 AC) se referiu ao tema afirmando que ``um homem que por natureza e nao pelo acaso seja apolítico ou insociável, ou é estúpido ou está acima da humanidade'.

Sao Mateus, evangelista e apóstolo martirizado no ano 70, falou dos ``bem-aventurados pobres de espírito', de quem ``é o reino dos céus'.

Para o autor italiano, esta é uma ``profética frase que garante aos imbecis um lugar no paraíso celestial'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;