Cultura & Lazer Titulo
Discovery mostra o nascimento de Brasília
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
20/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Discovery Channel exibe amanhã, às 22h, o documentário inédito "Brasília - A Construção de um Sonho", em homenagem aos 50 anos da Capital Federal.

A produção local traz depoimentos de personagens que testemunharam a construção da cidade planejada e daqueles que participaram diretamente do projeto, como Oscar Niemeyer, Carlos Murilo Felício, primo e assessor de Juscelino Kubitschek, e o coronel Affonso Heliodoro, subchefe do gabinete de JK, além de entrevistas com especialistas, como o historiador Ronaldo Costa Couto e o senador Cristovam Buarque, que define a construção de Brasília como a maior aventura do povo brasileiro.

Principal projeto político da gestão de Juscelino Kubitschek, Brasília teve um alto custo e quase não saiu do papel. O documentário mostra como o presidente enfrentou a oposição e a falta de dinheiro às vésperas da inauguração.

Para que a obra fosse concluída nos três anos e meio exigidos por JK foi necessário investimento estimado em 10% do PIB do País na época.

Pensada para 500 mil a 700 mil habitantes, a Capital federal abriga hoje 3 milhões de pessoas e o atual desafio é preservá-la como Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco e garantir qualidade de vida em seu entorno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;