Cultura & Lazer Titulo
Maratona do cinema começa nesta quarta
Vivian Whiteman
Da Redaçao
12/10/1999 | 16:40
Compartilhar notícia


A apresentaçao de uma cópia restaurada do filme Fausto - Uma Lenda Popular Alema, de F.W. Murnau, marca nesta quarta, só para convidados, a abertura oficial da 23ª Mostra Internacional de Cinema de Sao Paulo. A abertura contará com a participaçao da Orquestra da Rádio e TV Cultura, que fará a primeira execuçao mundial da trilha sonora especialmente composta pelo maestro alemao Bernd Schulcheis, que estará presente.

Fausto foi o último filme rodado por Murnau na Alemanha, inspirado na peça homônima de Goethe e numa história popular alema. A fita conta a tragédia de Fausto, um homem que vende a alma ao diabo em troca da juventude eterna.

A partir desta quinta, será iniciada a programaçao aberta ao público, que ocupará dez salas de exibiçao em Sao Paulo e uma em Guarulhos. No total, serao cerca de 150 longas-metragens, mais uma seleçao de curtas e as retrospectivas dedicadas ao cinema mexicano e ao cineasta japonês Seijun Suzuki.

Destaques - Nem todo mundo tem tempo para acompanhar uma maratona tao extensa (a programaçao segue até dia 29), mas há algumas atraçoes que merecem atençao redobrada dos cinéfilos.

Já no primeiro dia de exibiçao, nesta quinta, a programaçao destaca Verao Feliz, novo filme de Takeshi Kitano, que já foi destaque na mostra com Hana-Bi - Fogos de Artifício. Ainda entre os orientais, o chinês Zhang Yimou traz seu Nenhum a Menos, premiado com o Leao de Ouro em Veneza neste ano; e o iraniano Abbas Kiarostami assina O Vento Nos Levará.

O Brasil marca presença com, entre outros, O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas; outro representante lusófono, o português Joao César Monteiro, traz As Bodas de Deus, espécie de seqüência do aclamado A Comédia de Deus.

Destaque também para A Humanidade, do francês Bruno Dumond; Sombra, de outro francês, Pillipe Grandieux; Moloch, do russo Alexander Sokhurov; 17 Anos, do chinês Zhang Yuan; Corra Lola, Corra, do alemao Tom Tyker; Figuras da Noite, do alemao Andreas Dresen; Amantes - Dogma 5, do francês Jean-Marc Barr; e Vive L'Amour, do taiuanês Tsai-Ming-Liang.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;