Memória Titulo Memória
Carta aberta ao secretário de Educação do Estado
Ademir Medici
07/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Nesta questão da extinção das escolas estaduais, o governo não tem levado em consideração um item importante, que é o histórico – “salvo maior juízo”, como dizem sempre, mesmo no novo milênio, os burocratas e tecnocratas.

Determinar, e pronto, o encerramento das atividades do primeiro grupo escolar do Grande ABC, hoje denominado EE Professor José Augusto de Azevedo Antunes, é uma afronta à história local, a tantos e tantos educadores e alunos que por aquelas carteiras passaram – e que têm tanto orgulho disto.

O sempre citado Primeiro Grupo Escolar de Santo André, ex-São Bernardo, celebrou, ano passado, o seu centenário. Tivemos a alegria de observar que na primeira República jornais como O Estado de S.Paulo acompanharam, dia a dia, o que ocorria na escola, as visitas dos inspetores, as solenidades cívicas realizadas, a corrida de toda a cidade às matrículas, o orgulho de pertencer à instituição que pela primeira vez agrupou as escolinhas isoladas.

Passou a Velha República, surgiu a Nova República, e o Primeiro Grupo Escolar de Santo André manteve a sua altivez, o seu status, a sua presença na sociedade. E quando se pensou em utilizar o edifício inaugurado em 1914 como museu municipal – o Octaviano Gaiarsa – houve apoio geral, pois as instalações que por anos foram usadas para outras iniciativas, como a de promoção social e militar, voltaram a ser ocupadas com atividades culturais.

E tudo isso com a escola ocupando suas novas instalações, modernas, no vizinho bairro Casa Branca – sem nunca perder raízes entre as ruas Senador Flaquer e Gertrudes de Lima.

Sr. Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, os argumentos utilizados até aqui neste projeto tão polêmico da reorganização do ensino, smj, não têm passado pela questão da história de uma escola secular, e a História tem sempre que merecer um peso especial.

Veja o senhor, Dr. Herman, o que ocorre com a municipalizada Emef Senador Flaquer, no vizinho São Caetano e que foi o Segundo Grupo Escolar do Grande ABC. Celebrando 95 anos, a escola fez uma bonita festa, já pensando no ano 2020, quando completará o centenário.

Acabar com uma escola é sempre doloroso. Com uma escola que tem essa carga de informações, que atravessou todo o século 20 para alcançar o século 21 – forte e altaneira – é uma tristeza ainda maior.

Se o senhor, Dr. Herman, galgou essa posição de secretário estadual de Educação é porque, afora as questões político-partidárias, tem méritos. Baseada nisso, esta humilde página Memória se irmana aos protestos gerados com a sua decisão, na esperança que haja um repensar.

A escola centenária faz por merecer. Seus idealizadores que partiram também. O município de Santo André acumula méritos para um olhar mais atencioso. O nosso sempre querido Primeiro Grupo não pode morrer, definitivamente não.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 7 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5975

Manchete – Greves acabam. Trabalho volta ao normal na região

- Químicos, padeiros e comerciários, em um total de 42 mil trabalhadores, haviam cruzado os braços no Grande ABC.

São Bernardo – Estado acusa Prefeitura de São Bernardo pela formação da Vila Areião em área de mananciais.

Mauá – Funcionalismo municipal conquista aumento de 241%.

Polícia – Vendedor morto com tiro no coração no Parque João Ramalho.

Em 7 de novembro de...

1910 – Poeta Henrique Ludovico Gianotto nasce na Linha Rio Grande – atual Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

1915 – Banda de Música União Operária, de Santo André, realiza concerto no Teatro Carlos Gomes. Programa em duas partes, com as marchas Ricordo América e Festa a Roma, Ave Maria, Canção Guarani, valsa La Paz e a sinfonia Sonhos Dourados. Na regência, maestro A. Galuzzi.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os búlgaros, invasores da Macedônia, são derrotados em Izvor’.

1930 – Armando Setti, de São Bernardo, nomeado prefeito “provisório” de São Bernardo. Substituí ao republicano prefeito Saladino que esteve à frente da política municipal desde 1914.

- Governo “provisório” da República do Brasil decide exilar o presidente deposto Washington Luiz e sequestrar os seus bens.

- A Áustria reconhece o novo governo.

- Em São Paulo, presos da revolução são enviados ao Presídio Político da Imigração.

2000 – MRV/São Bernardo é campeão paulista de vôlei feminino ao vencer o Blue Life/Pinheiros por 3 sets a 1.

Hoje

- Dia do Radialista

Santos do Dia

- São Wilibrordo. Ele e 11 companheiros missionários atuaram na evangelização de regiões no norte da Europa, povoadas pelos bárbaros pagãos. Tornou-se bispo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Carina

- Amaranto

- Pedro de Ruffia

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Hoje, Programa Rádio Vitrola, às 22h, com reprise amanhã, às 7h; aos domingos, Clássicos Sertanejos, às 6h: também aos domingos, Momento Jovem Guarda, às 17h, com reprise às 22h. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, Erivaldo Andrade dos Santos e Eduardo Levado, presidente e conselheiro, respectivamente, da Instituição Assistencial Nosso Lar, de Santo André.

Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Jornalista Milton Parron relata a pauta do seu programa:

- A carreira de uma das maiores atrações femininas do disco e dos programas de auditório dos anos 1950 e 1960, a carioca Carmélia Alves Curvello (1923-2012). Apesar de carioca, recebeu de Luis Gonzaga a denominação de Rainha do Baião, com méritos, diga-se.

- Só a música Sabiá na Gaiola foi suficiente para a gravadora Continental abrir outra filial na Argentina para atender a demanda do público. Ganhou todos os prêmios importantes da época, que estão expostos em um museu.

- Do seu repertório: Me Leva (com Ivon Curi, 1949), Trepa no Coqueiro (1950), Sabiá na Gaiola, Pé de Manacá, Esta Noite Serenou e Cabeça inchada (todos de 1951).

- No cinema, filmes como Tudo Azul (1952), Agulha no Palheiro (1953), Carnaval em Caxias (1954), Carnaval em Lá Maior (1955), A Pensão de Dona Estela (1956) e Cantoras do Rádio (2009).
Excepcionalmente, amanhã de madrugada: 1h e 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;