Palavra do Leitor Titulo Artigo
Para que bibliotecas?
Do Diário do Grande ABC
06/11/2015 | 08:20
Compartilhar notícia


Artigo

O escritor normalmente vem associado a uma figura mítica, por vezes inacessível e, na maioria das vezes, falecido. A biblioteca quebra esse paradigma, ao levar ao público escritores contemporâneos, para que as pessoas possam não apenas conhecê-los, como também apreciar a sua obra literária, ouvir o relato de suas experiências, esclarecendo dúvidas quanto a aspectos do fazer literário, da criatividade e do seu processo de estruturação de histórias, dentre inúmeros pontos de interesse que o ofício de escritor suscita no imaginário coletivo.

A sua presença torna a figura menos emblemática e acessível, pois essa aproximação com os leitores não só a desmistifica, como pode despertar o interesse do ofício de escrever, incrementando o gosto pela leitura. Em se tratando de alunos de nossas escolas, identificando-se com o escritor e/ou com sua história literária, que implica leitura e escrita, poderão ter despertado o seu interesse em se tornarem escritores. Por que não uma Pátria de escritores, formada por pessoas críticas, leitores contumazes, autores proficientes?

A biblioteca também apresenta as novidades do mercado editorial, ao diversificar e oportunizar o contato com escritores, por meio dos lançamentos de livros, proporcionando o espaço e a infraestrutura necessários para que a leitura seja disseminada.

A biblioteca faz do livro objeto permanente do cotidiano das pessoas, pois precisa estar presente, fazer-se presente na vida de todos, constituir-se num bem de consumo, indo na contramão de quem resiste a aceitar a ideia de que se trata de item tão importante quanto o feijão e o arroz. Por isso, as ações com eles são fundamentais à formação do cidadão.

A biblioteca proporciona o debate de temas contemporâneos e a troca de experiências, a fim de ampliar o horizonte crítico das pessoas, por meio de espaço de discussão de ideias e pontos de vista antagônicos, estimulando não apenas o embate sadio e plural, como também contribuindo para a formação no cidadão de consciência questionadora, dentro da perspectiva segundo a qual o teste da democracia é a liberdade de crítica, perspectiva essa muitas vezes nem sempre seguida por instâncias que deveriam zelar pela pluralidade de ideias e formação crítica das pessoas.

Como se nota, a biblioteca é polo de disseminação de conhecimento, espaço democrático e suprapartidário, cujas ações colaboram para aumentar a leitura do brasileiro, pois, conforme o poeta Mário Quintana, ‘os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler, mas não leem’.

Sérgio Simka é professor universitário, palestrante e escritor.

Palavra do leitor

Contraditório
Lula defendeu o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ao afirmar não haver qualquer tentativa de ‘afundar’ o deputado investigado pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Lula disse querer ‘apenas’ que o peemedebista tramite as votações de interesse do governo e do País. ‘Enquanto ele for presidente da Câmara, vai determinar a pauta do Congresso e nós temos interesse em aprovar não só parte do ajuste, a CPMF, o Orçamento, mas outras medidas que estão lá que são importantes. Ao invés de ficar querendo afundar ele, eu quero é que ele coloque em votação as coisas e deixe o processo seguir naturalmente. É apenas isso que eu quero’, afirmou Lula à rádio Metrópole, de Salvador. Lula em 1999 disse: ‘A CPMF é extorsão oficial, é roubo. Usurpação dos direitos do trabalhador’. Hoje, Lula e seus asseclas estão numa batalha pertinaz no intuito de convencer os parlamentares da base aliada a votarem a favor do retorno da CPMF, contrariando o que disse. Que falta de personalidade, ética, vergonha na cara e respeito à sociedade! Infelizmente, o petismo doutrinado por Lula e seus companheiros, para lhes manter no poder aeternun, é a doença incurável do sectarismo.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Resposta
Esclareço aos leitores Lilian Capitanio (Não resolverá, dia 4) e Vanderlei A. Retondo (Novo ensino) que a reorganização escolar respeitará o módulo de alunos por sala de aula e está embasada em estudos do próprio Inep, que mostram superioridade de até 28% no rendimento das escolas de segmento único. O objetivo do processo é trazer melhorias para o aprendizado, já que nestas escolas as crianças ficarão em unidades separadas de adolescentes e os professores poderão concentrar suas aulas em escolas que atendam a um único público. É importante ressaltar que as escolas paulistas alfabetizam seus alunos um ano antes do que o restante do País.
Ariane Butrico,
dirigente regional de Santo André

Pré-requisito
Qual a condição básica para ser político? É o cinismo? Se for isso, Dilma Rousseff tem de sobejo. Aliás, todos os nossos políticos têm esse traço em suas personalidades! E mentir é ruim. A presidente do Brasil fez isso. Disse que a economia do País é sólida. Senhora, a economia do Brasil atual não é sólida, é mais mole que geleia! E o que acontece? Dirá a senhora que os aposentados, trabalhadores ativos e/ou inativos que se virem! Mas, como não estou morto, onde vou trabalhar com 62 anos nas costas? Que economia sólida é esta que não olha para nós? A senhora parece que não tem nenhuma sensibilidade!
Edson Rodrigues
Santo André

Ganho real
Parabéns ao Sindicato dos Bancários do ABC pela excelente conquista de 0,01% de ganho real (com ironia, por favor), depois de 21 dias de greve. Enquanto isso, os ganhos dos banqueiros batem recordes seguidos. Depois dizem que não existe mais escravidão no Brasil.
Vitor de Arruda Fernandes
Santo André

Venezuelando – 1
Soa muito suspeita a substituição da juíza Célia Regina Ody Bernardes, da 10.ª Vara Criminal Federal em Brasília, que comandou a Operação Zelotes, pelo juiz titular da 10ª Vara, Vallisney de Souza Oliveira, retornando ao seu cargo de origem por motivos estranhamente não justificados, deixando, para isso, posto mais elevado no STJ. Vale lembrar que este senhor, anteriormente, arquivou investigações que vinham em curso contra a chefe da Casa Civil de Dilma, Erenice Guerra, suspeita de ilícitos graves durante sua permanência no cargo. Pois é, quando o governo é do PT e o comandante supremo é Lula, tudo se torna suspeito, especialmente quando o investigado é seu filho Luis Cláudio Lula da Silva, empresário que recebeu R$ 2,4 milhões sem conseguir justificar serviços prestados de ‘consultoria esportiva’ para empresa que nada tem a ver com esportes. Seria grave demais se alguma suspeita se confirmar, porque, afinal, qual seria a diferença básica, neste caso, entre o Brasil e a Venezuela?
Eliana França Leme
Capital

Venezuelando – 2
Quando vemos que o Brasil poderá extraditar o venezuelano George Kew Prince, perseguido pela ditadura bolivariana de Maduro – por ordem do ministro recém-empossado do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fachin, que jurou independência –, chegamos à conclusão de que estamos mais perto dessa ditadura do que supúnhamos. Com STF aparelhado, que vem se metendo até no Congresso, vamos esperar o quê? Já que o lullodillmismo não conseguiu tomar o poder na esfera política, precisando diuturnamente entrar em negociações, com certeza na esfera jurídica está conseguindo. E assim caminha o Brasil, rumo ao caos generalizado.
Beatriz Campos
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;