Setecidades Titulo Grande ABC
Travessia Segura tem ações intensificadas

Campanha a favor do pedestre leva Mister Mão para 20 cruzamentos por dia até o fim do mês

Yago Delbuoni
especial para o Diário
05/11/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O herói que pretende defender os pedestres na travessia das ruas, o Mister Mão apareceu ontem em 20 pontos movimentados do Grande ABC para fortalecer a ideia de um trânsito mais seguro. O boneco faz parte das ações de conscientização do projeto Travessia Segura, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que foram ampliadas neste mês.

Até o dia 30, o Mister Mão reaparecerá três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras – nas travessias que não contam com semáforo e próximas às escolas públicas das sete cidades.

Um dos pontos em que o herói esteve ontem foi em frente ao Terminal Vila Luzita, em Santo André. O supervisor da equipe que ficou no local, Everton Granado, 25 anos, disse que a função do grupo é reforçar a importância de ter um trânsito mais seguro. “É importante entender que, ao fazer o gesto (de estender a mão), é possível atravessar a rua com segurança. Todos, motoristas e pedestres, têm responsabilidade em fazer valer a atitude e o seu significado”, afirmou.

Granado recomendou o uso do gesto nas travessias. “Primeiro, o pedestre precisa ficar na calçada e tentar atravessar ao estender a mão. Se não funcionar, deve-se tentar passar para o outro lado da via com o gesto na beirada da rua, ficando atento às bicicletas. Não dando resultado, a solução é tentar fazer o sinal de pare na faixa para que os motoristas respeitem o direito da travessia.”

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, destacou que o Mister Mão tem a função de alavancar a retomada da iniciativa, que começou em 2011 na região. “Para que o projeto dê resultado, precisamos de ações duradouras. O processo vai continuar no ano que vem, para que possamos reduzir o número de acidentes na região.”

A estudante de Pedagogia Daniela de Souza, 28, disse que encontra dificuldades para realizar a travessia. “Os motoristas não param.”

Daniela comentou que foi a primeira vez que fez o gesto para atravessar a via. “Pretendo utilizar em outros lugares quando for fazer a travessia para ver se funciona.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;