Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Mauricio de Sousa completa 80 anos e comemora com livro

Obra traz seus três primeiros lançamentos, esgotados há décadas

Oscar Brandtneris
27/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Provavelmente você iniciou seu processo de alfabetização de forma divertida e mágica graças ao homem na foto ao lado e na companhia dos personagens aqui embaixo. Hoje, Mauricio de Sousa, que foi responsável por marcar uma geração com histórias divertidas e educativas, completa 80 anos e, como parte da comemoração, está lançando o livro Mauricio de Sousa – O Início (Editora WMF Martins Fontes. 206 págs., R$ 99,80, em média). A obra reúne os três primeiros livros ilustrados do artista, lançados no ano de 1965 e que estavam esgotados há tempos.
Aos 19 anos, Mauricio saiu do interior de São Paulo com o sonho de trabalhar como desenhista. Teve dificuldade no início e começou sua carreira como repórter policial da Folha da Manhã, extinto jornal paulista. Em suas matérias, ele mesmo era o ilustrador e apenas em 1959 conseguiu iniciar sua trajetória de sucesso, após criar o personagem Bidu, aquele cachorro simpático das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
Em 1970, seu lado empreendedor gritou mais alto. A primeira tiragem teve 200 mil cópias distribuídas e foi sucesso logo de imediato. Em pouco tempo, seus contos passaram a fazer parte da infância das crianças, que esperavam ansiosamente por uma nova edição.
Com a vinda dos desenhos japoneses para o Brasil, Mauricio decidiu criar um estúdio para começar a produzir um desenho para as telinhas também. Junto a isso, produtos variados nasceram nas prateleiras das lojas de acessórios e mercados. Quem nunca comeu uma maçã da Turma da Mônica ou, até, começou a comer fruta por causa deles? Hoje, cerca de 100 indústrias possuem licença para comercializar mais de 2.500 produtos com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e toda a turma.
Além disso, desde agosto de 2008, a Turma da Mônica Jovem traz histórias adolescentes, com os personagens mais velhos lidando com questões comuns da juventude. Que venham mais 80 anos, então.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;