Economia Titulo
Diferença entre ICV e IPC é provocada pelo reajuste de energia
Do Diário OnLine
05/02/2002 | 13:12
Compartilhar notícia


A diferença entre o índice do Custo de Vida (ICV) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (1,06%), de janeiro, e do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) (0,57%), da Fipe, do mesmo período, deve-se ao reajuste na tarifa de energia.

A supervisora da pesquisa do Dieese, Cornélia Nogueira Porto, explicou que a diferença dos métodos aplicados justicam essa diferença. O Dieese considera o reajuste de 2,9% quando o governo o anunciou, enquanto a Fipe só o considera quando o consumidor recebe a conta.

Cornélia afirma que as tarifas de energia elétrica têm peso de 3,73% na composição do ICV, o que resultou, com o reajuste de 2,9%, 0,11 ponto porcentual na formação do índice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;