Palavra do Leitor Titulo Artigo
Autoestima como competência
Do Diário do Grande ABC
26/10/2015 | 08:49
Compartilhar notícia


Artigo

Certo dia, depois de retornar de reunião com empresa e levantarmos todas as competências fundamentais para um profissional desenvolver muito bem sua missão, fiquei por longo período pensando: o que faz a diferença?

Afinal, vale lembrar que vivemos momento único, com várias incertezas do futuro e da mudança como aspecto permanente. O desafio das empresas é desenvolver profissionais que tenham flexibilidade para mudar a estratégia e dar a elasticidade primordial. E como esse profissional está sendo preparado, como você tem se preparado?

Profissional com potencial a ser desenvolvido é aquele que possui excelente autoestima. Ele tem, acima de tudo, equilíbrio porque possui consciência de suas capacidades e dos pontos a serem aprimorados. E tudo isso faz grande diferença quando estamos em organização com o envolvimento de várias pessoas para alcance de única meta, porque facilita o processo e viabiliza os resultados.

Vamos pensar nas competências voltadas para o trabalho em equipe, que é tendência que só irá crescer nos próximos anos. A pessoa com boa autoestima tem muito mais condições de relacionar-se e desenvolver comunicação eficaz, porque entende que a comunicação é fazer-se compreender.

E ainda dentro das competências úteis para proporcionar sintonia dentro de uma equipe, temos compreensão e suporte. O profissional desenvolve melhor essas habilidades quando está seguro da sua própria atuação e de que o trabalho desenvolvido em grupo e algo que só poderá agregar.

Considerando tudo isso, o que fazer para desenvolver boa autoestima?

Para que o profissional seja intraempreendedor, tenha habilidades de atuar em equipe e desenvolver linguagem de compreensão e influência, gerenciando muitas vezes pessoas e processos, a autoestima é competência que faz a diferença. Atua como base para os profissionais desenvolverem a partir dela outras capacidades com fluidez e conforto, quesitos fundamentais no processo de desenvolvimento.

A PNL (Programação Neurolinguística) é metodologia que atua com as antigas programações estabelecidas – e muitas vezes engessadas –, que tornam uma pessoa com baixa autoestima, agindo diante da vida sem entusiasmo. O método permite reprogramar antigas.

Poder escrever mentalmente e emocionalmente nova trajetória que valorize o que você tem de mais valioso e colabore para a construção saudável da sua autoestima e de sua carreira é possibilidade fascinante dentro da Programação Neurolinguística.

Márcia Dolores Resende é criadora do método de engenharia da felicidade, diretora e coordenadora de desenvolvimento do Instituto de Thalentos.

Palavra do leitor

Sete prefeitos
Com referência aos pedidos dos prefeitos das sete cidades do Grande ABC para volta da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), acho que a população pode e deve ajudá-los a cortar despesas, ao invés de inventar mais impostos além dos que já existem. Então, vamos solicitar aos mesmos que informem os salários de prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores e dos assessores. Também deverão informar os cargos de confiança, qual o nome, salário, o que fazem, onde encontrá-los, a carga horária, o que podemos solicitar a eles, quais outros benefícios possuem, grau de parentesco ou comprometimento etc. Desta forma, a população, ou seja, nós, eleitores, vamos sugerir e exigir que se façam os ajustes que equilibrem o orçamento, como faz qualquer empresa para sobreviver.
Elcio A.Carvalho
Santo André

Afastem-se
Vários pedidos de afastamento da ‘presidenta’ Dilma Rousseff acumulam-se no Congresso Nacional. É o aperto final para que ela nos deixe, em nome da boa conduta e felicidade geral do Brasil. Porém, a mandatária não quer sair, tomou gosto e diz que irá até o fim. Agora, ‘presidenta’, eu, um senhor andreense bem velho, com forte sotaque caipira, faço um pedido em nome do povo brasileiro: nós não temos mais condições de sustentar gente da sua laia! ‘Presidenta’, deixe-nos, por favor! A senhora já está bem, já ‘inchou’ o seu bolso. Eu não gosto de votar, porque sei que todo político brasileiro não é flor que se cheire, e a senhora não é exceção. Saia enquanto é tempo, assim como devem fazer os prefeitos andreense, o de São Bernardo e o da Capital. Vão trabalhar!
Edson Rodrigues
Santo André

Economia
Gostaria de sugerir a este prestimoso Diário, em sua imperdível coluna Desvendando a Economia (caderno Economia), a oportunidade de opiniões liberais, que se contrapõem a propostas de intervencionismos estatais (o que tem sido habitual), motivo de atrasos institucionais de progresso e desenvolvimento. Ou será que o Brasil encontra-se nesta situação por quê? Se existe neste planeta economia pujante e desenvolvimentista, ela tem sua origem na crença na liberdade de empreender e na confiabilidade do talento individual dos cidadãos. O Estado nunca foi e jamais será solução para os problemas sociais e econômicos, senão a vontade livre e soberana dos empreendedores.
Adauto Campanella
São Caetano

Antiterrorismo
O Senado está para votar o projeto da chamada Lei Antiterrorismo. Seu texto é resposta a pressão internacional que, de alguma maneira, exige que os países tenham regras eficazes para combater o terror. Por ainda não ter aprovado a lei, o Brasil sofre o risco de sofrer sanções. No entanto, há atores políticos que estão preocupados e suas razões não são tão simplórias nem tão virtuosas como se espera. Na verdade, os senadores governistas não querem a aprovação da lei simplesmente porque sabem que isso tornaria a punição para os crimes, costumeiramente cometidos por alguns movimentos sociais, mais rígida. Isso quer dizer que a base do governo quer, de maneira bem clara, proteger o MST e outras organizações que agridem o bem alheio. Essa defesa indiscriminada do banditismo social está bem caracterizada na fala do parlamentar, que foi símbolo do movimento dos caras-pintadas e, naquela época, dizia lutar pela ética e justiça, Lindbergh Farias, do PT.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Gesto derradeiro
Jesus, mesmo sabendo que iria morrer na cruz, deixou que se cumprisse o que estava escrito,lavando os pecados dos homens.Por favor, senhor Eduardo Cunha, como evangélico seguidor das escrituras, principalmente aquela que diz ‘não roubarás’, siga o caminho do Mestre, cumpra o que está escrito na lei. Mesmo ‘inocente’ como o Cordeiro e sabendo que vai ser abatido, faça derradeiro gesto magnânimo acatando o pedido de afastamento de madama, lavando um pouco a alma dos brasileiros. Amém!
Nelson Mendes
São Bernardo

Fórmula Truck
Muito estranho o cancelamento da corrida da Fórmula Truck Etapa de São Paulo, dia 6 de dezembro, no autódromo de Interlagos, já que a disputa ocorre todo ano na cidade. Em 2015, a Fórmula Truck está completando 20 anos e seria um presente para o fãs verem os gigantes do asfalto em alta velocidade. A explicação a respeito do cancelamento não convenceu, já que o autódromo foi reservado para evento de música eletrônica. Que pena!
Paulo Cesar
São Bernardo

Emprego
O ex-ministro da Saúde de Dilma Rousseff Arthur Chioro não precisa ficar preocupado, pois o emprego dele está garantido. O pronto-socorro do Baeta Neves, em São Bernardo, está precisando de funcionários para fazer arquivo, pois é uma bagunça: ficha dos pacientes jogados em caixa de papelão ou espalhados pelas gavetas. Tudo sem controle. Em fevereiro, a médica solicitou encaminhamento ao urologista, que estaria marcado para agosto. Porém, com a desorganização da unidade, perdi o exame. Em 25 de agosto, retornei ao posto e, para minha surpresa, teria que esperar até 15 de setembro. Liguei para a ouvidoria da Saúde e a resposta foi para que eu aguardasse por 15 dias. Por fim, até a presente data não marcaram o exame. Que despreparados são esses funcionários da Saúde.
Alfio Gobbato
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;