Memória Titulo Memória
A música no rádio. Como antigamente

Um programa Memória diferente neste fim de semana...

Ademir Medici
24/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Um programa Memória diferente neste fim de semana. O produtor e apresentador Milton Parron vai falar de músicas que foram compostas por pessoas que estavam extremamente apaixonadas. Parron escolheu quatro e é ele mesmo quem conta, especialmente para todos nós aqui em Memória.

Aos apaixonados

Texto: Milton Parron

MERCEDITA

Autor: o argentino Ramon Sixto Rios. Ele fez essa música para sua namorada Mercedes Strickler Khalov. Uma paixão que durou quase 70 anos, porém, ela nunca quis se casar e ele, assim como ela, sempre foram apaixonados um pelo outro. Apresentamos um depoimento de Mercedes contando essa história. Vejam as 15 mais populares músicas da Argentina: Mercedita está entre elas. Foi gravada em nove idiomas por mais de 90 intérpretes.

MARIA BONITA

Autor: Agustin Lara. Dedicada para a atriz Maria Félix, ambos mexicanos, na primeira noite da lua de mel. Ela era considerada uma das três mulheres mais bonitas do cinema mundial da década de 1940 e ele, ao contrário, muito feio. A desconfiança de que mais cedo ou mais tarde ela o abandonaria abreviou o casamento, que durou apenas dois anos, mas ambos continuaram apaixonados um pelo outro. Maria Bonita já foi gravada em quase todos os países do mundo e é um verdadeiro hino dos apaixonados. Eu entrevistei Maria Félix em 1986 durante a Copa do Mundo no México. No programa tem depoimentos dos dois.

LUA BRANCA

Autora: Francisca Edwiges Neves Gonzaga (Chiquinha Gonzaga). Dedicada para o grande amor de sua vida, João Batista Fernando Lages, com o qual viveu maritalmente durante 36 anos, só acabando a relação quando Chiquinha morreu. Detalhe que chocou a sociedade preconceituosa dos anos 1930 é que Chiquinha começou a se relacionar com João Batista quando ela tinha 52 anos e ele 16.

A NOITE DO MEU BEM

Autora e intérprete: Adileia da Silva Rocha, que artisticamente adotou o nome de Dolores Duran. Teve uma vida muito breve e cheia de desencontros familiares e amorosos. Um talento enorme que se foi aos 29 anos, quando ela morreu vitimada por um infarto fulminante desencadeado pelo cigarro e pelo álcool. No programa, depoimento de uma de suas maiores amigas, com problemas pessoais muito semelhantes, a cantora Maysa, também já falecida.

ILUSTRAÇÃO

E já que Parron cita Maysa, aqui está ela, em uma foto tirada em 1970, em visita a Paranapiacaba. Naquele tempo, os trens de passageiros não paravam em Rio Grande da Serra. Seguiam até o Alto da Serra e, pelo sistema funicular, venciam a grande muralha em direção a Santos.

O cremalheira substituiu o funicular. Este, hoje agoniza, quando poderia se transformar em uma atração internacional sem precedentes. Se querem salvar Paranapiacaba, salvem primeiro o funicular. Com o trem servindo Paranapiacaba, vencendo a serra, a vida retornará a este distrito quase perdido de Santo André.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Hoje, Programa Rádio Vitrola, às 22h, com reprise amanhã, às 7h; aos domingos, Clássicos Sertanejos, às 6h: também aos domingos, Momento Jovem Guarda, às 17h, com reprise às 22h. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, os professores Orlando Narvaes Campos e Giselle Silva, da Universidade Anhanguera. Em pauta, a maioridade penal.

Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A música dos apaixonados (veja abertura da Memória). Amanhã, por causa do futebol, às 2h, com reprise às 5h, ou seja, três horas depois.

Santos do Dia

- Santo Antônio Maria Claret (Barcelona, Espanha, 1807 – França, 1870). Atuou nas Ilhas Canárias. Um dos fundadores da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria ou Padres Claretianos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Evergilio

- Margiório

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 24 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5963

Manchete – Congresso aprova reforma tributária

Economia – Crescem as vendas no comércio. Eletrodomésticos podem faltar.

Primeiro Plano – Desde 18 de outubro a coluna era assinada por Daniel Lima. Em 24 de outubro, ele escreveu: "Acautele o usuário de carro a álcool, porque lá vem bucha.”

Em 24 de outubro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Apelo do rei Jorge ao povo inglês’.

1930 – Um movimento chefiado por altas patentes do Exército e da Armada depõe o governo federal, instalado no Rio de Janeiro. Uma junta militar assume a República. Presidente Washington Luiz é preso no Forte de Copacabana. Governo de São Paulo é entregue provisoriamente ao general Hastimphilo de Moura.

- Cai a República Velha.

- Escreveria o Estadão, no dia seguinte, em manchete: ‘O Brasil respira. Desde ontem está liberto do pesadelo que o sufocava. Cessou, ontem, no território da Nação, a matança de irmãos’.

1940 – Morre em acidente aéreo o aviador Natalino Carifi, no Rio de Janeiro. Está sepultado no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção.

1970 – Fundada a Aldeia SOS Infantil, em Tatetos, Riacho Grande.

- Coroada a Rainha do Clube Atlético Confab, Ivone Moleiro, que sucede a Maria Carmélia.

- Os Botões anima a Noite do Texas, no clube da Firestone.

- Fundação das Artes promove a Noite de Arte Polonesa.

Hoje

- Dia Mundial do Desenvolvimento

- Dia das Nações Unidas

- Início da Semana do Desarmamento

Municípios Paulistas

- Aniversariam: Bragança Paulista (fundada em 24-10-1856), Itapira e Timburi.

Capitais Brasileiras

- Goiânia (GO) e Manaus (AM) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;