Memória Titulo Memória
Uma escola nos céus do Jaçatuba

O grupo musical +Madrigal volta-se ao público infantil...

Ademir Medici
23/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O grupo musical +Madrigal volta-se ao público infantil. Interpreta MPB para todas as idades. E agrega teatro à música. Este grupo nasceu dentro dos cursos de música da Prefeitura de Santo André e desde 2006 atua de forma independente. Direção cênica: Antonio Corrêa Neto; consultoria musical: Elaine Marin.

Também o +Madrigal participou, terça-feira, da abertura da programação comemorativa aos 25 anos da Emia Aron Feldman, programação que prossegue amanhã e domingo.

Enquanto isso, nos altos do Jaçatuba...

Em 1979, o Haras Jaçatuba foi desapropriado. Tempo do governo Lincoln Grillo, que ali criou o Parque Regional da Criança, com entrada pela Avenida Itamarati.

Antes de se transformar em escola de arte, o casarão dos Assumpção serviu ao Departamento de Esportes da Prefeitura. Em maio de 1990, surge a Emia.

Zeca Capellini, atual coordenador, estava lá.

- A primeira emoção foi a ocupação da casa. Parecia que você estava numa terceira dimensão. A cidade ainda não explodia verticalmente. Aqui do alto se via tudo, do Paço à torre da Catedral do Carmo. Dizíamos: a escola que navega no céu.

- Viam-se namorados aos pés das jabuticabeiras. O entorno envolvia a casa, que a partir de então vai experimentando mais e mais vocações. O desafio era juntar a casa com a criança.

DESAFIO ATUAL

Junto à casa maior existe a edícula, uma casa menor, imagina-se com a função, no passado, de servir aos hóspedes. Os alunos chamam a edícula de “a casa das bruxas”. A edícula está interditada. Carece de reforma, de restauro, o que significaria a ampliação dos cursos.

Este é o desafio maior para a Emia que completa ¼ de século.

UM LIVRO

Zeca Capellini escreve a história da Emia Aron Feldman. Um texto em linguagem teatral. Os antigos contam que uma criança morreu na casa. É esta criança a personagem principal do livro que se esboça. Compete à criança levar o leitor a observar tudo o que ocorre no espaço, desde os tempos do haras do Sr. Erasmo Assumpção.

Trecho – “Voltamos no tempo. Estamos nos anos 20. É fim de semana. A menina aguarda ansiosa por esse momento. Para trás fica a São Paulo úmida pela garoa e adiante vislumbra-se a chácara de seu avô Erasmo Assumpção com uma avenida de palmeiras imperiais anunciando o casarão que será povoado pelos sonhos da menina.”

Festa na Emia

- Amanhã, sábado, 24

Às 10h, abertura da exposição O que você fez antes de crescer, com a história da Emia Aron Feldman. Curador: o fotógrafo Celso Cardoso.

Às 10h30, em debate: A arte, a criança e a Saúde mental, com a artista-educadora Sueli Bonfim e a psicóloga Maria Elisa de Oliveira Campos.

Às 15h, apresentação do grupo Três Entradas, com o espetáculo As Lavadeiras. No elenco: Denise Bruno, Meyri Castro e Carol Manalischi.

Às 16h, roda de conversa: presença de ex-alunos das oficinas da Emia.

- Domingo, 25

11h. Festa da Iniciação Artística com música, oficina de estandartes, cortejo com pernas de pau e bolo comunitário. Ao final, o Abrace a Emia.

Santos do Dia

- São João de Capistrano (Abruzzos, Itália 1386 - Villach, Áustria 1456). Evangelizou em vários países da Itália. Foi conselheiro de quatro papas. Deixou uma obra escrita em 17 volumes

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Vero

- João Bondoso

Em 23 de outubro de...

1930 – Véspera da deposição do governo da República, que consagraria o dia 24 de outubro como data nacional e nome de logradouros públicos. A leitura dos jornais da época mostra que a mídia impressa vivia sob censura. Mas a mesma censura dava pistas da influência de um novo meio de comunicação, o rádio.

Publicava o Estadão um comunicado oficial do governo que agonizava, mantinha a pose e deixava escapar uma força com que contava os revolucionários:

- É de absoluta tranquilidade a situação na Capital da República (o Rio de Janeiro).

- Rebeldes repelidos na linha Ribeira-Itararé-Ourinhos (São Paulo). E também na região de Guaxupé (Minas Gerais) e Bahia.

- Recomenda-se à população que não dê crédito a boatos e a notícias espalhadas pelo rádio. Os rebeldes fantasiam imaginárias vitórias que jamais alcançaram.

1970 – Associação Paroquial São Judas Tadeu, de Santo André, realiza sessão no Cine Tangará pró-construção do ginásio de esportes da igreja.

- Advogado Antonio Possidonio Sampaio, de Santo André, lança o livro A arte da paquera.

Começa o 2º Festival Estudantil da MPB no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, promoção do Rotaract e Clube dos Castores.

1990 – Inaugurado o trecho do sistema trólebus na interligação Piraporinha, em Diadema, Jabaquara, em São Paulo.

2015 – Hoje, os 70 anos do esportista e empresário Valdir Francischetti, natural de Valparaíso (SP) e que reside em Santo André desde 1957.

Hoje

- Dia da Aviação Brasileira

- Dia do Aviador

- Dia de Santos Dumont

Capital Brasileira

- Hoje é o aniversário de Rio Branco (AC), fundado em 1912. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;