Política Titulo Comando
Em Mauá, Suares é cotado para a Sama

Ida do vereador à autarquia estreitaria apoio do grupo de Paulo Eugenio à reeleição de Donisete

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
22/10/2015 | 07:06
Compartilhar notícia


Sem pretensões de disputar a reeleição, o vereador de Mauá Paulo Suares (PT) é cotado para assumir o comando da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) em breve. A empreitada possibilitaria o prefeito Donisete Braga (PT) a amarrar apoio do grupo político do ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) para seu projeto à reeleição em 2016.

Embora ainda em discussão, a possível ida de Suares para a autarquia ocorre em meio às saídas de nomes importantes do PT, que anunciaram projeto próprio à Prefeitura, casos do ex-vice-prefeito Márcio Chaves (trocou PT pelo PSD) e do vereador Rogério Santana (que promete deixar a sigla e ingressar na Rede).

O único entrave para a ida de Suares à Sama, segundo apurou o Diário, seria o fato de a ala de Paulo Eugenio, da qual Suares faz parte, já ser contemplada no primeiro escalão, com Azor de Albuquerque (Mobilidade Urbana) e Aldo Cursino (Desenvolvimento Econômico).

A negociação só não avançou por falta de consenso do núcleo duro do Paço em abrir um terceiro espaço no secretariado ao grupo do ex-vice-prefeito, que foi um dos protagonistas da articulação interna no PT que desconfigurou o projeto de reeleição do então prefeito Oswaldo Dias (PT) na eleição de 2012 e possibilitou a candidatura de Donisete, então deputado estadual.

A tendência é que, com a nomeação de Suares para a Sama, pelo menos uma das duas Pastas administradas pelo grupo político de Paulo Eugenio sofra mudanças. Ventila-se que Ciomar Okabayashi possa retornar ao comando de Desenvolvimento Econômico. “Não existe nenhuma negociação. Sempre que falam em troca de secretários especulam o meu nome, sinal de que o meu trabalho é bem-visto. Mas não há nenhuma conversa nesse sentido hoje”, despistou Suares, que já havia sido cotado para a secretaria no fim do ano passado.

NEGOCIAÇÕES
A conversa com Suares ainda não é oficial, já que Donisete negocia com aliados outras mudanças no primeiro escalão, como a troca em Cultura, Esportes e Lazer – Waldir Luiz (PT) dará lugar a Erisson Miranda (PRB). As Pastas de Serviços Urbanos e de Administração, hoje gerenciadas interinamente por servidores técnicos, também estão na lista de alterações. Os dois postos foram deixados pelo vereador Rogério Santana e sua mulher, Eliana Henrique da Silva, respectivamente.

Com a ida de Suares à Sama, hoje gerida por Alessandro Baumgartner, abre-se a possibilidade de o suplente Dario Duarte Coelho (PT) reassumir vaga no Legislativo. Ontem, o Diário mostrou que os funcionários do petista seguem trabalhando no gabinete mesmo depois de Rogério retornar à Casa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;