Memória Titulo Memória
No velho Jaçatuba, 25 anos de arte

Na história da Emia Aron Feldman, o surgimento do Grupo Experimental de Música...

Ademir Medici
22/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história da Emia Aron Feldman, o surgimento do Grupo Experimental de Música, em 2003, concepção de Fernando Sardo que, por 15 anos, lecionou na escola. Como instrumentos musicais, latas, tubos de PVC, cabaças e outros materiais aparentemente inservíveis.

Coube ao GEM abrir os festejos dos 25 anos da Emia, terça-feira, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. A programação de 25 anos prossegue no sábado e domingo.

A Emia Aron Feldman é a Escola Municipal de Iniciação Artística de Santo André. Um quarto de século de muito trabalho e atividades num cenário único, o Haras Jaçatuba, na subida em curva da Avenida Itamarati.

De um lado, a educação pelas artes, de outro a preservação do espaço, com árvores seculares, palmeiras imperiais e um grande casarão plantados e cultivados pela família de Erasmo Teixeira de Assumpção, o paulistano loteador da Vila Assunção e dos parques Jaçatuba e Erasmo Assumpção.

Como principal animador da escola que sucede à chácara de cavalos de raça, o coordenador Zeca Capellini, cuja bagagem cultural passa por 12 anos de teatro. A escola aniversariante alcança a segunda geração, a caminho da terceira: “Os que frequentaram a Emia quando crianças, hoje voltam com os filhos”, conta Capellini.

ÁREA HISTÓRICA

O casarão que abriga as aulas internas – porque existem os exercícios ao ar livre – é tombado pelo município. Oferece 12 cursos, do teatro ao circo, da cerâmica às artes plásticas, do violão à musicalidade como um todo.

São oito artistas-educadores, os mestres ou professores, que se dedicam aos 250 alunos, 75% dos quais de Santo André, com o percentual significativo dos que vêm de outras cidades do Grande ABC e de São Paulo.

No histórico da escola, nomes como o de Ana Angélica Albano, a Naná, que antes de vir a Santo André dirigiu a Emia paulistana.

Em Santo André, a Emia começou a atender crianças. Os pais reivindicaram uma elasticidade etária maior e começaram a ser atendidos também jovens e adultos. Como ideia central, a composição das linguagens.

DEFINIÇÕES

Assim, a Emia traz exposições, leva a criança a outros cenários. Zeca Capellini se apaixona nas definições:

- A Emia não lida com o grande público, mas com aqueles que vão multiplicar a arte e a cultura que se faz na cidade.

- A arte todo mundo pode fazer. Falta oportunidade. A Emia abre as portas.

- Sem dúvida, a Emia demonstra que a arte é privilégio de todos.

Bem, aí está a Emia Aron Feldman, que ganhou esse nome em 2009. Justíssima homenagem ao grande cineasta interiorano que elegeu Santo André como a sua cidade e que nos legou uma agenda de filmes alternativos e um seguidor que é o seu filho, Claudio, um dos agitadores culturais mais importantes de Santo André.

HERANÇA CULTURAL

Também é importante que se destaque o legado de Celso Daniel, já que a Emia dos 25 anos faz parte de um elenco de outros equipamentos criados e que ganharam notoriedade e caminhos acima de qualquer cor partidária.

Administração pública vem e vai, e aí estão, firmes, o Museu Octaviano Gaiarsa, a Casa do Olhar, a Casa da Palavra, a Escola Livre do Teatro, o Centro de Dança. A Emia faz parte deste novo mundo que Santo André preserva no milênio que apenas se inicia.

Amanhã em Memória

Um ensaio na Emia. A casa respira. A escola que navega no céu. Namorar aos pés das jabuticabeiras do tempo dos Assumpção.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 22 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5961

Manchete – Banho na Billings traz risco de esquistossomose

Custo de Vida – Preço do leite faz consumo cair 20%; táxis 31,8% mais caros no Grande ABC.

Primeira Divisão – Em Marília, Marília 0, EC Santo André 0.

Polícia – Tiroteio e pânico no assalto a banco em Rudge Ramos.

Em 22 de outubro de...

1915 – A questão balcânica (a disputa pelos Bálcãs – região entre os mares Negro e Adriático, que recrudesceria a Primeira Grande Guerra): as negociações dos aliados com a Grécia.

1930 – Prefeito Saladino apresenta à Light um projeto de iluminação artística da Praça do Carmo, em Santo André, com combustores modernos, idênticos aos existentes em praças da Capital.

- Revolução em marcha: Getúlio Vargas, governador gaúcho, parte para o Paraná com as forças revolucionárias. Oswaldo Aranha exerce provisoriamente o governo do Rio Grande do Sul. Está para cair a Velha República.

1960 – Inezita Barroso canta em São Caetano.

1970 – Fundação das Artes, de São Caetano, promove a Noite de Arte Polonesa.

- Dom Paulo Evaristo Arns assume a Arquidiocese de São Paulo.

1975 – Brastemp inaugura, em São Bernardo, sua nova fábrica de geladeiras.

- Mercedes-Benz ultimava a construção de uma nova ala, junto à Via Anchieta, em espaço adquirido dos Machado de Carvalho, que ali mantinham antena da Rádio Record.

- Câmara de Santo André aprova empréstimo para o projeto de construção da primeira etapa do Complexo Viário 18 do Forte, sobre os trilhos da Rede Ferroviária Federal.

- Governo do Estado anuncia a construção de centros comunitários em Diadema e Mauá.

Hoje

- Dia Internacional do Radioamador

- Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Santos do Dia

- São Donato era irlandês. Foi bispo em Fiesole, Itália, onde morreu no ano 877. A festa de Santo Donato se espalhou por todo o mundo cristão, mas principalmente na Irlanda ele é muito homenageado.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- João Paulo II

- Josefina Leroux

- Maria Salomé

- Melânio

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Mogi Mirim. Elevado a município em 1769, quando se separa de Jundiaí. Do tupi antigo, ‘pequeno rio das cobras’. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;