Setecidades Titulo
PM reforça blitze da Lei Seca na região
Evandro Enoshita
Com AE
12/02/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


Até a Quarta-feira de Cinzas, a Polícia Militar realiza no Grande ABC a Operação Direção Segura, com o objetivo de coibir o uso de bebidas alcoólicas por motoristas. As blitze com bafômetros serão reforçadas.

Serão montadas operações em pontos com grande concentração de bares, restaurantes e casas noturnas, como o bairro Jardim, em Santo André, e a região da Avenida Kennedy, em São Bernardo. O policiamento será reforçado também em locais como o Espaço Pirelli, na Vila Homero Thon, onde irá ocorrer o desfile das escolas de samba de Santo André.

Para realizar essas tarefas, o CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), responsável pelo patrulhamento no Grande ABC, espera contar com um efetivo de 800 homens por dia nas ruas da região. Parte desse pessoal virá dos quadros administrativos da força e até da Capital.

Segundo informações da Polícia Militar, no ano passado 90 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante em blitze na região. No entanto, não foram registrados casos de detenção.

LEGISLAÇÃO - Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, beber e guiar é considerada uma infração gravíssima. Desde 2008, quem dirige sob o efeito de álcool está sujeito a uma multa de R$957,50, além da suspensão do direito de dirigir por um ano.

Caso o motorista seja flagrado com uma concentração de álcool maior que 0,3 miligramas por litro de ar dos pulmões, além da multa e da apreensão da carteira, ele é detido, podendo permanecer preso por um prazo que varia de seis meses a três anos.

ESTRADAS - Nove mil agentes da Polícia Rodoviária Federal participam a partir de hoje da Operação Carnaval 2010. Eles ficarão responsáveis pela fiscalização de 66 mil quilômetros de rodovias do País. Neste ano, eles contam com 1.300 novos bafômetros, que irão se somar aos 700 já empregados pela corporação.

A operação prevê, ainda, incremento na fiscalização de velocidade nas estradas, com o emprego e 400 radares móveis. Desse total, 72 utilizam tecnologia a laser, que é a prova de detectores de radar.

Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a finalidade dessa ação é reduzir o número de mortes, que no ano passado ficou em 127, e o de acidentes nas estradas, que foram 2.865 em 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;