Cultura & Lazer Titulo
Usuário do Office 95 fica ‘na mão’
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
23/04/2001 | 18:33
Compartilhar notícia


Antes mesmo de ser lançado, o Office XP já está causando polêmica nos Estados Unidos. Na semana passada, a Microsoft divulgou que os usuários do Office 95 não conseguirão realizar o upgrade para a XP, nova versão do pacote de aplicativos da empresa de Bill Gates.

A versão completa (full) da nova geração de softwares do pacote Office, que chegará aos mercados brasileiro e norte-americano no final de maio, custará quase duas vezes mais do que será cobrado por um upgrade do sistema. A Microsoft informou que, por aqui, a atualização do Office Standard será vendida por R$ 499, enquanto a versão full chegará às lojas pelo preço estimado de R$ 925. Como os usuários do Office 95 não poderão realizar o upgrade, terão de optar entre ficar com os aplicativos antigos ou comprar o pacote completo.

“Os aplicativos do Office 95 estão obsoletos e muito foi mudado desde o seu lançamento”, afirmou um porta-voz da Microsoft. “Portanto, recomendamos que usuários desse pacote de aplicativos comprem a versão full do novo XP.”

Analistas do mercado de tecnologia da informação afirmam que essa política da empresa de Bill Gates de restringir a atualização do Office poderá irritar alguns usuários e, de quebra, provocar um rombo no orçamento de algumas companhias que utilizam versões mais antigas do pacote de aplicativos.

Segundo Dan Kusnetzky, vice-presidente de pesquisa sobre sistemas de software do International Data Corporation (IDC), a iniciativa de limitar o upgrade do Office XP será particularmente desagradável porque um número considerável de empresas ainda utiliza o Office 95.

“Muitas organizações ainda estão rodando o pacote antigo, porque estão acostumadas com suas funções, principalmente devido ao tempo de uso”, explicou o analista do IDC. “Muitos profissionais liberais, bem como empresas, utilizam o pacote Office 95 e acreditam que a suíte é boa o suficiente para o seu dia-a-dia.”

O Microsoft Office é o mais popular pacote de ferramentas voltadas a escritórios do mundo. Além disso, o pacote é uma das meninas dos olhos da empresa de Bill Gates, responsável por 46% dos rendimentos da companhia. A maior empresa de softwares do mundo estima que entre 5% e 10% dos usuários de seu pacote Office ainda utilizem a versão 95.

Boris Suchantke, diretor da com.eins Computer, empresa alemã especializada em comprar softwares antigos para depois revendê-los com os respectivos upgrades, ficou desapontado com a resolução da Microsoft. “Estou muito surpreso”, afirmou Suchantke, que prevê uma redução nos lucros de seu negócio. Outros usuários do Office 95 também devem estar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;