Esportes Titulo
Santos vive os melhores momentos no Maracana
Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 16:42
Compartilhar notícia


Um dos maiores times formados por um clube na história do futebol, o Santos da década de 60, viveu os seus melhores momentos no Maracana. Em 1963, o time conquistou o bicampeonato mundial de clubes, seu mais importante título, no estádio carioca. Além disso, foram cinco campeonatos da Taça Brasil - correspondente ao Campeonato Brasileiro na época - e a primeira partida da decisao do Mundial de 1962, contra o Benfica. Por isso, os jogadores santistas se sentiam em casa no Maracana.

"A gente preferia jogar aqui a atuar em Sao Paulo, onde a nossa torcida nao era tao grande naquele tempo", disse o ex-ponta esquerda Pepe, um dos presentes à festa dos 50 anos do Maracana. Segundo ele, os jogadores pediam para vir jogar no estádio nas decisoes. "Era como atuar em casa, com muita torcida, e todo jogo era marcante", confirmou o capitao do tricampeonato, Carlos Alberto Torres.

Pepe lembrou da final contra o Milan, pelo Mundial de 1962, em que o Santos venceu por 4 a 2, com dois gols seus. "Havia 110 mil pessoas no estádio". Naquela ocasiao, recordou, o Santos perdia por 2 a 0 no final do primeiro tempo e contou com o apoio dos cariocas para virar o placar. "Além disso, caiu um bruta chuva e nós começamos a jogar bola como nunca."

Capitao da equipe, Zito acrescentou que o Santos era recebido pelos torcedores ainda no aeroporto. "Os cariocas gostavam muito da gente, todo jogo do Santos era uma festa", afirmou. Até quando o Santos jogava contra times carioca havia torcida a favor do paulistas. "Os torcedores de outras equipes iam ao estádio para nos ajudar." Companheiro de Pelé nas tabelinhas do ataque do Santos, Coutinho disse que, contra os cariocas, as vaias da torcida nao duravam mais de 10 minutos. Depois, garantiu, todos apoiavam os santistas. "Eles perdiam a partida, mas gostavam do espetáculo", contou, rindo.

A qualidade do time é a explicaçao para a vontade dos cariocas em ver o Santos jogar. "Aquele era o melhor time do mundo na época", lembrou Zito. Por isso, explicou, o Santos precisava de um palco como o Maracana. Estrela maior daquele time, Pelé concordou com o amigo.

"Quando saí de Santos e vi, pela primeira vez, essa coisa monstruosa, foi emocionante." Um prova de que o Maracana foi o estádio em que o Santos se consagrou é que sete jogadores do time da década de 60 estao no hall da fama do estádio. O ex-lateral-direito Djalma Santos e o ex-goleiro Gilmar, doente, nao foram à festa de comemoraçao dos 50 anos do estádio. Clodoaldo pode ser considerado o grande ausente na lista do Maracana.

Em certos momentos da festa, podia-se encontrar meio antigo time do Santos reunido em um canto, relembrando as partidas. Nas conversas, muito bate-papo sobre o atual estado atlético de cada um. Famoso por ser meio "gordinho" na época que atuava, Coutinho se destacava pela boa forma. "Está conservado e mais magro", brincou Zito, com a moral de capitao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;