Setecidades Titulo
Ex-secretário é contra GCM “ostensiva”
Raimundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/04/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


O coronel da reserva José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública, afirma que a nova política das guardas municipais da região, que consiste em reforçar o patrulhamento nas ruas em detrimento de projetos antigos atualmente como a instalação de bases comunitárias, é um equívoco. Segundo ele, o papel das guardas municipais continua a ser o de vigilância do patrimônio público dos municípios e elas não podem assumir o policiamento ostensivo, que é de competência da Polícia Militar.

Pare ele, a intensificação do patrulhamento ostensivo por parte das guardas municipais fere as atribuições legais. Silva Filho afirma que também não vê com bons olhos os projetos de tentativas de integração regional de segurança entre municípios vizinhos. Segundo ele, somente as polícias Civil e Militar têm meios legais e instrumentos de inteligência para fazer uma integração e efetiva de segurança. “As guardas não tem autonomia para atuar fora de seus municípios”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;