Política Titulo
Decisão do PT faz DEM pensar em chapa ao Paço
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
07/09/2011 | 07:43
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Resolução do PT nacional que proíbe alianças com o PPS, DEM e PSDB para as eleições do ano que vem já acarreta consequências negativas para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). O DEM municipal, hoje na base do governo, já fala em lançar candidatura ao Paço em 2012.

Ontem, o vereador democrata Mauro Miaguti ressaltou que a decisão petista "já era esperada" pelo fato de seu partido ser um dos maiores oposicionistas de Dilma Rousseff (PT) à frente do governo federal. Mais do que isso, o DEM tem estreitas relações com o PSDB, principal rival do PT em âmbito nacional.

A resolução petista, retirada no 4º Congresso do PT realizado no fim de semana, "abriu caminho" para a sigla pensar em chapa majoritária, segundo Miaguti. "A política é feita de oportunidades. Temos de avaliar o melhor momento para se aproveitar das situações. A decisão do PT criou uma situação nova" admite o parlamentar, que chegou a ficar próximo do PSD, mas afirma ter compromisso com o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, de fortalecer o DEM na cidade.

Miaguti será o responsável por reformular o partido na cidade assim que assumir o comando da executiva municipal provisória, nas próximas semanas. E coloca seu nome à disposição da legenda para ser o candidato a prefeito, caso a possibilidade de hoje se torne realidade amanhã.

"Acreditamos que a classe empresarial (o vereador é empresário e diretor titular do Ciesp local) pode ter um representante com condições de disputar o Paço", analisa o democrata.

Ao frisar que pode aparecer nas urnas como "terceira via", o parlamentar faz uma análise mais aprofundada do quadro eleitoral da cidade que se desenha para o ano que vem. "Deve ocorrer polarização entre dois grupos, com o PT (chapa de reeleição de Luiz Marinho) de um lado e o PPS (do deputado estadual Alex Manente) junto com o PSSD (nome ainda a ser definido, mas desponta o vereador Admir Ferro) de outro. É um corredor aberto para trabalhar um nome novo. Deve ser interessante", salienta.

REGIÃO

No Grande ABC, o DEM é parceiro do PT somente em São Bernardo. A resolução petista afeta também o governo Mário Reali (PT) em Diadema, mas com o PPS. Na cidade, o diretório municipal petista recorrerá à executiva estadual para manter a aliança com os popular-socialistas, que também preferem caminhar ao lado do partido que comanda o município.

Coordenador regional do PPS, Alex Manente garante que nas demais cidades a legenda será adversária do PT. Em 2008, a sigla foi parceira de candidaturas petistas em cinco municípios - Santo André e São Bernardo no segundo turno e São Caetano, Diadema e Rio garnde da Serra no primeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;