Esportes Titulo
Conflitos ameaçam o sonho do futsal
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
12/08/2007 | 07:14
Compartilhar notícia


A Seleção Brasileira de Futsal fez o que pôde para manter a modalidade no calendário do Pan durante os Jogos no Rio. Faturou o ouro numa campanha invicta, e abriu mão do show em nome da coletividade.

O astro Falcão, eleito o melhor atleta do planeta pela Fifa, em 2005, deixou as jogadas de efeito de lado para auxiliar os companheiros. “Nos unimos porque esta geração não quer ficar marcada como fracassada”, explicou.

Embora jogadores e comissão técnica se mostrem entrosados dentro de quadra, os dirigentes ainda estão longe de se acertar. O anúncio de exclusão do esporte do calendário pan-americano mostrou a fragilidade do trabalho nos bastidores. O rúbgi e o raquetebol devem entrar no próximo Pan, em Guadalajara-2011.

Para o capitão da equipe, Vinícius, a alternativa viável para se alcançar o sonho olímpico é a união entre Brasil e Espanha, hoje as duas principais potências do futsal mundial.

“Acho que falta diálogo entre as duas entidades. Juntas, elas teriam força para sensibilizar os dirigentes”, disse o jogador, que atua na Europa há seis temporadas.

Mas para que o esporte entre definitivamente no calendário olímpico, os dirigentes devem contar com apoio direto do presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter. “É ele quem deve apresentar a modalidade ao COI (Comitê Olímpico Internacional)”, disse o presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), o mexicano Mário Vasquez Raña.

Este foi o passo do vôlei de praia, que entrou no programa olímpico em 1996, em Atlanta. O esporte contou com o empenho do presidente da FIVb (Federação Internacional de Vôlei), Rubén Acosta, para ser incluído nos Jogos Olímpicos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;