Setecidades Titulo Até sexta-feira
Semana Mundial da Alimentação tem calendário de eventos na região

Programas voltados ao tema em cinco cidades beneficiam 451,3 mil pessoas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Semana Mundial de Alimentação, iniciada ontem e que vai até a sexta-feira, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, terá programação especial em praticamente toda a região. As atividades, que incluem desde palestras, seminários e inauguração de feiras gastronômicas, têm o objetivo de destacar e ampliar os programas das administrações voltados à segurança alimentar, responsáveis por beneficiar cerca de 451,3 mil pessoas por dia em cinco cidades: Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

O calendário mais extenso é o de Mauá, onde palestra deu início à semana dedicada à data na noite de ontem. Conforme o secretário de Segurança Alimentar Marcos Filório, 50 mil pessoas são atendidas diariamente por programas como os dois restaurantes populares, que oferecem almoço a R$ 1 para 2.500 pessoas por dia, o café da manhã servido todos os dias a 3.000 pessoas no terminal de ônibus do Centro gratuitamente, a merenda escolar e o banco de alimentos, com 15 mil cadastrados.

Hoje, haverá inauguração da feira gastronômica. A atração funcionará entre 18h e 22h em três pontos: às quartas-feiras no Jardim Maringá (Rua Valdemar Jesuíno da Silva), às quintas-feiras no Jardim Zaíra (Rua Guerino Boscariol) e aos sábados no Parque das Américas (Rua Havana). “A ideia é descentralizar as atrações que já temos nas duas feiras noturnas (às terças e sextas-feiras)”, destaca Filório.

Em Santo André, haverá evento de celebração do Termo de Parceria de Cooperação Técnica pelo Programa Abasteça Já Esta Ideia: Diga Não ao Desperdício, responsável pela campanha: Pensar. Comer. Conservar; Diga não ao Desperdício, firmado em 2014, com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Somente na merenda, a cidade distribui 65 mil refeições por dia. Há ainda a alimentação dos servidores públicos municipais.

São Bernardo informou que as atividades relacionadas à Semana Mundial da Alimentação estão sendo realizadas na Feira Literária e, no sábado, na Conferência Municipal de Educação. A administração serve 130,5 mil refeições por dia na rede de ensino.

Diadema realiza, no fim de semana, a Primeira Virada Nutricional do País. O evento oferecerá conhecimentos em práticas alimentares, reaproveitamento e combinações de alimentos. A cidade distribui refeição e lanche para os 31 mil alunos.

Em Ribeirão Pires, são feitas cerca de 30 mil refeições por dia para os estudantes. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade distribui mensalmente cestas básicas para as famílias carentes e há estudo para a implantação de banco de alimentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;