Setecidades Titulo
Festejos homenageiam Nossa Senhora na região

Fiéis participam de cavalgada em S.Caetano e lotaram Santuário dedicado à santa em S.Bernardo

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O Grande ABC mobilizou uma legião de fiéis em prol do Dia da Padroeira do Brasil. Em São Caetano, pela manhã, foi realizada a 13ª Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida. Em São Bernardo, às 10h, os devotos da santa acompanharam missa campal no Santuário localizado no bairro Paulicéia.

No evento de São Caetano estavam reunidas cerca de 10 mil pessoas, que se deslocaram à cavalo por oito quilômetros em duas horas de procissão. Os cavaleiros seguiram pela Avenida Goiás, passando pelos bairros Santa Paula, Olímpico e Barcelona. Parte dos fiéis fez o cortejo caminhando e outros pedalando. “Há pessoas do Grande ABC todo, com destaque para São Bernardo e Ribeirão Pires. Gente que mora em Suzano, Poá, por exemplo, também marca presença todos os anos”, destaca o presidente da comissão que organiza o evento, o empresário Francisco Locoselli.

A bancária Lilian dos Santos Pereira, 33 anos, de Santo André, participou pela primeira vez da cavalgada. “Meu marido vem há anos, e hoje resolvi vir com meu filho, Henrique. Ele já monta à cavalo também. Estou gostando da experiência.”

Do outro lado do terreno onde todos estavam concentrados antes da partida, o aposentado Vitor Lopes, 72, que participa do evento há seis anos, observava. “Sou católico e sempre trabalhei com gado, amo animais. Não perco a cavalgada. Vim com a minha mula Gisele. Este ano é especial, porque acho que é a última vez que participo. Já estou ficando velho”, disse com bom-humor.

Se muitos participam do evento por serem católicos e devotos da santa, o motorista Rogério Martins, 23, de São Bernardo, comparece há quatro anos por gostar da festa. “Não é a minha religião, mas gosto de vir porque me sinto bem. É uma festa muito bonita e respeito muito essa fé que as pessoas têm. Tanto que participo de outras romarias ao longo do ano.”

O secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB), presente no evento, destacou a importância da cavalgada. “É muito tradicional. As pessoas participam para confirmar a fé que possuem.”

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano e também vereador da cidade, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão (SD), é importante que as pessoas se unam por uma causa em tempos tão difíceis. “O País passa por uma situação muito delicada e a fé das pessoas é o que não as deixa cair. É gratificante poder participar deste ato, que aumenta a cada edição.”

MISSA

Em São Bernardo, cerca de 2.000 pessoas se reuniram em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida para missa campal celebrada pelo padre Alexandre Costa Santos e pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. Em muitos momentos, a comoção tomou conta do ambiente, principalmente, quando músicas entoavam o culto. Outra ocasião de grande clamor foi quando o grupo de dança da paróquia se apresentou ao som de Romaria, música de Renato Teixeira.

Muitas pessoas foram até a imagem da Santa para poder tocá-la. “É um misto de sentimentos. Não tem como não se emocionar. Só agradeço por tudo, até mesmo pelas dificuldades que tive em meu caminho. Isso serviu para provar a minha fé”, conta Regiane da Silva, 36. A professora estava acompanhada do marido e do filho, Felipe, 3. “Trago ele porque quero que seja um homem de fé.”

O prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), estava presente, assim como o vereador Antônio Cabrera (PSB) e o deputado estadual Orlando Morando (PSDB). Marinho aproveitou a ocasião e firmou o compromisso de entregar ao santuário, durante a missa do dia 15 de novembro, a permissão para que amplie o espaço.

Além da homenagem à Padroeira do País, as crianças, os idosos e os jovens foram lembrados pelo pároco Alexandre. “Crianças são a solução do mundo.”

Ao fim da celebração, cerca de 800 pessoas rezavam dentro do Santuário. Há 56 anos frequentando o local, a aposentada Roselia Martins Mantovani, 68, diz encontrar forças por meio da fé. “Sem ela não vamos a lugar nenhum. Vir aqui é alimentá-la”. Já a amiga aposentada Elieta da Costa, 58, afirmou que estava lá pela devoção, mas também com um pedido especial. “Peço pela saúde de meu filho.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;