Setecidades Titulo Nas sete cidades
WhatsApp do Diário faz um ano
Nilton Valentim
27/09/2015 | 08:44
Compartilhar notícia


 Um cidadão que há 26 anos morava nas ruas reencontrou sua família no interior do Maranhão. Torcedores do Palmeiras viram seu time em campo com ingressos gratuitos. Filhos homenagearam os pais com a publicação de fotos. Leitores relataram problemas dos locais onde moram. Esses foram alguns dos benefícios gerados pelo WhatsApp do Diário, serviço que amanhã completa um ano e que, no período, recebeu cerca de 20 mil mensagens.

A facilidade de enviar reclamações, denúncias e sugestões com o aplicativo de celular é o segredo do sucesso do canal de informação. A primeira reportagem proposta por meio do número (11) 99612-4764 foi o sumiço de um busto que deveria estar em praça de Santo André, mas que havia desaparecido. A reclamação deu margem para que a equipe do Diário realizasse outro trabalho, desta vez levantamento sobre as condições de estátuas espalhadas pela região.

O WhatsApp também foi determinante para o retorno do ex-morador de rua Simão Pinheiro da Costa, 44 anos, para casa, em Buriti Bravo, no interior do Maranhão. Após ele ter contado sua história à repórter Yara Ferraz, a secretária de Comunicação da cidade teve acesso ao texto e o compartilhou por meio de rede social. Conterrâneos de Simão espalhados por várias cidades do País enviaram mensagens com a intenção de ajudá-lo e, por meio do aplicativo, sua família foi localizada. Em 23 de agosto a história teve final feliz, com a volta dele à terra natal. 

Pelo WhatsApp do Diário foi realizado concurso cultural que presenteou cinco torcedores do Palmeiras com pares de ingressos para assistir ao jogo do Verdão contra o São Bernardo pelo Campeonato Paulista, no Estádio 1º de Maio.

Trabalhadores de metalúrgicas utilizaram o aplicativo para passar informações sobre greves e ameaças de demissões. Policiais contaram sobre operações em andamento. Construção de escola abandonada há três anos pela Prefeitura de São Bernardo virou manchete após leitor enviar fotos.

Em maio, o projeto se destacou em apresentação a jornais de todo País durante evento realizado na sede do Google Brasil, em São Paulo. Essas foram algumas ações desenvolvidas ao longo deste ano. E, certamente, muitas outras ainda serão colocadas em prática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;