Setecidades Titulo Mudanças
Parque radical vai perder atração

Marinho diz que estuda retirar tirolesa do Città Di Maróstica; equipamento está interditado

Arthur Gandini
Especial para o Diário
27/09/2015 | 08:19
Compartilhar notícia
Ricardo Trida


Alegria para alguns, tristeza a muitos. Depois de dois anos interditado à espera de manutenção, o <CF51>half pipe</CF> – estrutura em forma de ‘U’ destinada à prática de esportes radicais – do Parque da Juventude Città Di Maróstica, em São Bernardo, foi finalmente reinaugurado ontem. Durante solenidade, o prefeito Luiz Marinho (PT) anunciou que estuda a desativação de ao menos uma atração que fez a fama do espaço: a tirolesa.

“Não tem jeito. Talvez seja equipamento que não combina com o parque”, declarou o chefe do Executivo ao ser questionado sobre o fato de estar fazendo festa para inaugurar uma atração enquanto outras estão abandonadas, como o Diário denunciou em reportagem na segunda-feira. “Têm de discutir. A concepção de quando foi feito o parque talvez não desse para uma tirolesa”, completou.

Para Marinho, a existência da tirolesa no parque é “inadequada”. Inaugurado em 2007, o equipamento permite que usuários se desloquem conectados a cabos de aço, a alguns metros do chão, entre dois pontos distantes 200 metros entre si. Frequentadores do Città Di Maróstica reclamaram da interdição da atração, ocorrida no primeiro semestre.

O prefeito ignorou a situação da torre de escaladas, outra opção com falhas de manutenção, onde algumas agarras (peças em que os atletas apoiam pés e mãos para impulsionar a subida) se encontram soltas e oferecem perigo aos frequentadores. “Passa por manutenção permanente e constante. Está funcionando.” 

FINALMENTE

Cerca de 30 pessoas, a maior parte praticantes de esportes radicais, compareceram na manhã de ontem para a inauguração do half pipe, utilizado na realização de manobras sobre skate e bicicleta. Chovia muito e a festa acabou prejudicada.

Mesmo sem condições ideais, Marinho optou por não cancelar o evento. “Se marca (a inauguração) para o próximo fim de semana, vai estar chovendo? Vamos liberar logo”, discursou, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alexandre Pena Devesa. O espaço estava fechado desde 2013.

A estrutura foi interditada por ter sido tomada por fungos por baixo da madeira. Durante os dois anos em que ficou fechada, atletas criticaram a demora da Prefeitura em fazer a manutenção do equipamento. Marinho não citou o atraso, mas criticou as cobranças da imprensa: “Tem jornal que tem coragem de fazer editorial contra”.

O half pipe foi aberto simbolicamente por Marinho e skatistas, que cortaram juntos a faixa inaugural. Para Gabriel Machado, 16 anos, representante do skate vertical amador em São Bernardo, o equipamento vai ser importante “para a evolução dos atletas da cidade” e para estimular mais praticantes. O jovem – que foi chamado pelo prefeito para discursar, mas declinou do convite alegando vergonha –, reconheceu que a retirada da tirolesa é inevitável.

O Parque da Juventude fica no número 65 da Avenida Armando Ítalo Setti, Centro. É o maior complexo de esportes radicais da América Latina e o terceiro maior do mundo, com 21 mil m².Para caminhadas, funciona de segunda a domingo das 6h às 22h. Equipamentos estão liberados de quarta a domingo, no mesmo horário. A entrada é gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;