Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura exibe show que o B&S fez em São Paulo
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
11/09/2002 | 20:01
Compartilhar notícia


Poucos brasileiros sabem quem são os escoceses do Belle & Sebastian, mas seu som retrô e suas letras quase literárias facilmente justificam a adoração que há em torno dessa banda alternativa. Parte dos que sabem estava nos shows que Stuart Murdoch e companhia fizeram no ano passado na última edição do Free Jazz Festival, no Jockey Club, em São Paulo, e no MAM do Rio. Um presente para eles e, também, para os que desejam ver e ouvir algo com qualidade: a TV Cultura exibe nesta quinta-feira, à 0h, a apresentação da banda em solo paulistano.

A vocalista Isobel Campbell, de última hora, ficou com medo de subir no avião e não veio ao Brasil. Mas o resto da banda compensou a falta da integrante. Principalmente Murdoch, que vestiu uma camiseta ilustrada com a capa do disco Hatfull of Hollow, dos Smiths, sua maior influência, e segurou com cuidado um dicionário inglês-português. Tão simples que tornou insustentável a postura misteriosa mantida pela banda.

O B&S queria a simpatia dos brasileiros e conseguiu. Murdoch chamou uma jovem estudante no palco para cantar com a banda, deixando-a embaraçada e, ao mesmo tempo, emocionada. Pegou a câmera de vídeo para registrar os fãs no telão. E, ao errar o início de Simple Things, voltou, recomeçou e foi aplaudido.

Tocou, também, Dirty Dream Number Two, The Boy with the Arab Strap, Jonathan David, Sleep the Clock Around, I Know Where the Summer Goes e Wandering Alone. O B&S ainda reverenciou a música local, como fazem por todos os países onde passam, com dois covers dos Mutantes: Baby, de Caetano Veloso, com a violinista Sarah Martin nos vocais, e Minha Menina, de Jorge Ben Jor. Tudo muito bem arranjado com cravo, violinos, cello, violas e teclados antigos. O resultado: um folk alegre, longe do tom depressivo creditado por muitos à banda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;