Cultura & Lazer Titulo Especial
Sacilotto e seu brilhante legado

Artista referência de Santo André tem suas
obras expostas na cidade para quem quiser admirar

Vinícius Castelli
20/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de dados:


Entre os tesouros mais andreenses que Santo André possui está Luiz Sacilotto. Artista plástico, cuja obra é reconhecida internacionalmente, o filho de imigrantes italianos nos deixou no dia 9 de fevereiro de 2003, aos 78 anos. Sacilotto criou e viveu arte por mais de seis décadas. Seu legado e inspiração, resultados de uma vida entre tintas, telas e diversos outros materiais, seguem vivos. Deixou cerca de 1.500 peças, entre telas, esboços, desenhos, esculturas e outros trabalhos.

Além de ter obras na Espanha e Estados Unidos, Sacilotto é responsável por deixar também Santo André mais bonita. Suas peças estão espalhadas em alguns pontos da cidade para serem vistas pela população. O Diário saiu às ruas para mapear as peças do artista e saber em que estado se encontram. Para quem quiser descobrir um pouco mais de Sacilotto, o passeio pode começar pelo Centro de Santo André.

Perto da igreja do Carmo, na Rua Coronel Oliveira Lima – que tem parte de seu calçamento assinado pelo artista – há a obra Concreção 005. Inaugurada em 2000, tem quatro metros de altura, feita em aço carbono pintado nas cores vermelho e amarelo. É a única das obras visitadas com dano em seu conjunto. A placa, com nome do autor e informações do trabalho foi chutada por um passante, segundo a Prefeitura, que a retirou para ser arrumada. O objeto retornará ainda nesta semana.

Não longe dali, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, que tem entrada gratuita, guarda belos tesouros deixados pelo andreense. Além da escultura Concreção 9877, que fica no Jardim de Esculturas, uma sala é ilustrada por cinco gravuras que brincam com cores, luzes e sombras.

Outra obra que merece destaque é Concreção 0011, enorme escultura situada em frente ao Parque Central. Linhas retas se misturam com círculos nas cores vermelho e azul. Construída em aço carbono, o objeto tem oito metros de altura e pesa nada menos que dez toneladas e se encontra em bom estado de conservação.

Outro lugar – com entrada grátis – que tem as mãos de Sacilotto é o Sesc Santo André. Um grande painel – de 2002 – de três lados pintado na parede do elevador da unidade é quem dá as boas-vindas aos visitantes. “É uma das minhas criações mais importantes. Fica num recinto que será propriedade do povo e que receberá a todos. É uma obra para ser vista”, disse o artista ao Diário à época.

Na Pinacoteca, Sacilotto enriquece o espaço com tons de vermelho, azul, verde e amarelo em seis telas no mesmo corredor. Entre os títulos expostos, todos criados nos anos 1990, está o C-9662, feito em tinta acrílica sobre tela. Para Valter Sacilotto, filho do artista e responsável pelo seu legado, é muito importante que a cidade exponha suas obras nas ruas. “É oportunidade de a população se aproximar da arte”, reflete.

A Sabina Escola Parque do Conhecimento também é vitrine do artista. Com entradas que custam de R$ 5 a R$ 20, o visitante pode apreciar as opções do espaço e ainda se debruçar em partes do trabalho de Sacilotto que tomam conta do corredor principal. Concreção 0253, de 2002, foi feita em vinil sobre tela vinílica e toma conta de toda uma parede. Além dela, duas esculturas em aço policromado, cujo projeto é de 1997, também estão lá.

Na UFABC (Universidade Federal do ABC) uma obra de arte na cor vermelha rouba o olhar de quem quer que passe no Bloco B. Por fim, Concreção 9980 está exposta em parede no Espaço para Gestantes do Hospital Brasil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;