Setecidades Titulo
Centro de Equoterapia inicia campanha para patrocínio
Sucena Shkrada Resk
Da Sucursal de São Caetano
03/08/2002 | 18:28
Compartilhar notícia


O Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Equoterapia Raio de Sol, de São Caetano, iniciou uma campanha com o objetivo de conseguir patrocinadores para abrir bolsas destinadas ao atendimento de crianças carentes da região. Hoje, 27 pacientes freqüentam as sessões de tratamento (45 minutos cada), que utiliza o trote com cavalos como terapia e, desses, dez são atendidos gratuitamente, por meio de um convênio com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). As sessões são realizadas em espaço cedido na ADC Alcoa, no bairro Barcelona. O projeto é desenvolvido desde o ano 2000.

Segundo a psicóloga Bárbara Giaquinto, o método é aplicado por uma equipe multidisciplinar, de psicólogo a fisioterapeutas, para o tratamento de portadores de Síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo, má formação do cérebro, controle da agressividade. “Também é indicado contra o estresse, hiperatividade e distúrbios de concentração.”

O garoto Lucas Fernandes Duó, 7 anos, começou a freqüentar o centro há dois meses para desenvolver a sua parte motora. “Agora, ele consegue sentar e está bem mais sociável”, disse a avó, Dolores Parra Duó. “Essa técnica auxilia os pacientes a ativar o equilíbrio e adequar a musculatura a partir da marcha do cavalo”, explica a fisioterapeuta Ana Luísa Uzun, 29. Informações sobre o tratamento podem ser obtidas pelo telefone 4232-2107 ou pelo celular 9683-8437.

No Grande ABC, outra referência do tratamento é o Centro Municipal de Equoterapia Governador Mário Covas, em São Bernardo. Na quinta-feira, o espaço comemora um ano e será liberado para visitação pública, a partir das 9h. O endereço é avenida Wallace Simonsen, 1.750, bairro Nova Petrópolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;