Márcio Bernardes Titulo Márcio Bernardes
As aparências enganam
Do Diário OnLine
11/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O torcedor menos atento, depois de avaliar os resultados dos dois últimos amistosos da Seleção Brasileira, pode estar concluindo que a equipe está pronta para estrear nas eliminatórias. Ledo engano. Apesar de ter vencido esses dois jogos, não se viu absolutamente nada no time de Dunga. A agradável exceção foi o segundo tempo contra os Estados Unidos. Com a entrada de Neymar acabou a burocracia, o futebol moleque prevaleceu, os outros jogadores ficaram contagiados com a disposição do atacante do Barcelona e também cresceram no jogo.

Essa satisfação torna-se relativa, porque o time brasileiro não terá Neymar nas duas primeiras partidas contra Chile e Venezuela. A conclusão pura e simples é a seguinte: o Brasil é um time com Neymar. E é outro time sem ele.

Olímpicas

Pelas declarações dos jogadores brasileiros, especialmente aqueles que jogam na NBA, espera-se a redenção do basquete masculino no Rio de Janeiro. Com tantos problemas nos últimos anos, a modalidade, que nas décadas de 1970 e 1980 lotava ginásios em todo País, perdeu a preferência do torcedor.

Como se sabe, o Brasil foi bicampeão mundial na década de 1960. Mas por causa dos problemas de gestão e organização, acabou decaindo até chegar ao fundo do poço. Um técnico estrangeiro e campeão foi contratado. Rubén Magnano convocou na última Olimpíada de Londres os melhores jogadores do País. Apesar de não ter dado vexame, a campanha foi razoável. No Mundial realizado na Espanha, o time não chegou perto do pódio, mas mostrou evolução. Espera-se pelo menos o bronze em 2016.

Quanto à Baia de Guanabara, o Comitê Organizador garante que entregará águas limpas para as modalidades aquáticas. Não é o que afirmam os atletas brasileiros e estrangeiros. A poluição na região pode fazer o País passar vexame.

A Confederação de Vôlei precisa ser mais transparente na escolha das duplas do vôlei de praia. Os critérios adotados não estão convencendo e alguns atletas, de forma discreta e velada, estão reclamando.

Brasileiro

A diferença entre Corinthians e Atlético-MG diminuiu para três pontos. O Santos, com a vitória sobre o São Paulo, encostou no G-4. O Grêmio continua forte em terceiro lugar e o campeonato está muito disputado, com várias alternâncias de posições. Isso é bom, motiva e emociona.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;