Memória Titulo Memória
E a cruz voltou ao alto de Paranapiacaba...

Foi há 30 anos. A cidade de Santo André despertava...

Ademir Medici
11/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Hoje, festa de Bom Jesus é reativada.”

Cf. Diário, 1º-9-1985

“Paranapiacaba revive festa de Bom Jesus.”

Cf. Diário, 3-9-1985

Foi há 30 anos. A cidade de Santo André despertava – agora oficialmente – para a importância da construção da memória. Um jovem museólogo – o primeiro formado entre os habitantes do Grande ABC –, Wilson Stanziani de Souza, lutava pela implementação do Museu Municipal. Ao mesmo tempo, percorria outros caminhos.

Paranapiacaba, terra de ancestrais do Stanziani, lembrava da tradicional Festa do Bom Jesus, seu padroeiro. Uma festa hoje citada como mais que centenária, mas que não se realizava há vários anos. Surge a ideia: por que não reativar a festa e levantar uma cruz de madeira como a antiga, de 1946, na parte alta da vila ferroviária, junto à matriz do bairro?

E a cruz foi levantada, posta em base de cimento onde existia a antiga cruz. Wilson Stanziani mexeu os pauzinhos na Prefeitura. Contou com o trabalho de operários da Divisão de Manutenção e Obras que idealizaram um cruzeiro de seis metros iluminado com 18 lâmpadas acopladas. O museólogo solicitou ao jornalista Luiz Sarmento, da assessoria de imprensa, que pautasse um fotógrafo. E a cruz foi transladada da Praça do Carmo até Paranapiacaba, num carro de bombeiros.

Antes e depois, a repórter Claudia Muller – também apaixonada pela história local – cobriu o evento. E a cruz foi fincada. O Banco de Dados do Diário guarda a foto original da assessoria de imprensa da Prefeitura no momento em que a cruz era erguida. Infelizmente, não temos o nome do fotógrafo. Teria sido o saudoso Luiz Gutierrez?

PAUTA

Fotografar o cruzeiro, 30 anos depois. Observar se as lâmpadas ainda são acesas. Fotografar, igualmente, a imagem do padroeiro Bom Jesus de Paranapiacaba, no interior da igreja.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 11 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5926

Manchete – Bancários entram em greve. No Grande ABC a categoria é formada por 8.000 funcionários que trabalham em 300 postos e agências

Santo André – Câmara aprovou nas primeiras horas de hoje projeto de resolução que autoriza o Executivo a encaminhar à Assembleia Legislativa pedido de criação do Distrito de Capuava.

São Bernardo – Empossado o primeiro Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural. Ricardo Lewandowski eleito e empossado presidente.

Diadema – Bando frauda INPS com aposentadorias irregulares.

Hoje

- Dia do Árbitro Esportivo

- Dia da Lei da Imprensa

- Dia do Cerrado

- Dia Estadual de Combate à Aids (SP)

Aramaçan, ano 85

1930 – 2015

Da galeria do Clube Atlético Aramaçan, um troféu destinado ao campeão interno de malha. Ano: 1989.

Em 11 de setembro de...

1895 – O professor José Bonifácio Fernandes nasce em Mogi Mirim (São Paulo). Foi diretor dos grupos escolares de Ribeirão Pires e Senador Flaquer, em São Caetano, município onde foi líder autonomista. Está sepultado no Cemitério da Saudade, no bairro Cerâmica.

1915 – Movimento de agosto do Hospital de Santo André, a antiga Santa Casa, hoje Hospital Municipal: existiam em tratamento seis homens, uma mulher e dois menores; dos maiores, quatro eram brasileiros e três estrangeiros; realizadas 134 consultas e 29 cirurgias.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Áustria fecha a fronteira com a Suíça.

1945 – Anúncio: terreno para indústria. Vende-se em Rio Grande, SPR, com frente para a estrada de ferro e estrada de rodagem. 48.400 m² a Cr$ 8,00 o metro. Luz e telefone. SIP – Sociedade Piratininga Ltda. Filiada ao Sindicato de Corretores de Imóveis. Rua Marconi, 131, 1º andar. Fone 4-8912.

1970 – Instalado semáforo na Avenida Dom Pedro II, cruzamento com a Rua Catequese, em Santo André, junto ao Viaduto da Acisa.

- Evandro Caiafa Esquivel reassume Prefeitura de Diadema, depois de uma viagem de 30 dias ao Japão.

Santos do Dia

- Na estampa, João Gabriel. Padre francês, nascido em 1802. Seu grande desejo era ser missionário na China. Ali foi preso e morto, em 1840.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Dídimo

- Diomedes

- Proto e Jacinto, perseguidos e martirizados

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Itapuí (elevado a município em 11-9-1913, quando se separa de Jaú) e de Marabá Paulista (1954, quando se separa de Presidente Venceslau). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;