Economia Titulo
Cade vai se pronunciar sobre guerra fiscal
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 18:05
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai se manifestar sobre a guerra fiscal entre os estados. O conselho recebeu esta tarde uma consulta do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) a respeito da guerra fiscal entre estados para atrair investimentos de empresas.

O presidente do Cade, Gesner de Oliveira, esclareceu que a competência do órgao diz respeito à defesa da livre concorrência. "O foco do Conselho é avaliar se a concessao do incentivo tem impacto positivo ou negativo sobre a concorrência", afirmou. "Se há incentivos que podem excluir uma empresa do mercado, isto é questao de defesa à concorrência."

Segundo Oliveira, a consulta do PNBE será distribuída por sorteio a um dos relatores do Cade na próxima quinta-feira. O órgao terá 60 dias para dar seu parecer que, em seguida, será encaminhado ao Congresso.

Gesner de Oliveira nao quis se manifestar sobre os incentivos recebidos pela Ford para a instalaçao de sua fábrica em Camaçari na Bahia. "Nao posso falar sobre um caso particular", afirmou. Segundo ele, entretanto, qualquer cidadao ou empresa pode enviar ao Cade uma consulta sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;