Setecidades Titulo
Atriz será tema de escola de samba em Santo André
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
28/01/2001 | 19:27
Compartilhar notícia


A atriz Lucélia Santos visitou sábado à noite a quadra da escola de samba Mocidade Independente Cidade São Jorge, em Santo André, na qual será homenageada este ano. As alas da escola, que vai para a avenida no domingo de Carnaval, descrevem vários momentos da vida da atriz nascida em Santo André – onde ainda moram seus pais e um irmão. O carro alegórico em que Lucélia vai desfilar lembrará a novela Escrava Isaura, sucesso da Rede Globo que a lançou ao estrelado em 1977, quando tinha apenas 20 anos, e a fez conhecida até na China.

Na presença de Lucélia, os representantes da Mocidade Independente Cidade São Jorge – atual campeã do Carnaval andreense –, apresentaram as fantasias que farão parte do desfile e o samba-enredo que homenageia a atriz. Essa é a primeira vez que a agremiação escolhe uma pessoa como tema principal.

A atriz disse que a homenagem a surpreendeu, pois saiu da casa dos pais em Santo André há cerca de 26 anos. “Quando o pessoal da Mocidade me ligou fiquei muito surpresa, porque a única ligação que ainda tenho com a cidade são os meus pais e meu irmão. Mesmo assim achei muito legal, porque nunca tinha recebido uma homenagem parecida e isso me deixou contente, mesmo não sendo fanática por Carnaval”, disse Lucélia.

As alas da Cidade São Jorge desfilarão conforme passagens da vida da atriz. Uma delas traz passistas fantasiadas de enfermeiras, em alusão ao nome de Lucélia, que foi batizada em homenagem à enfermeira que ajudou sua mãe no parto. Outro grupo entrará na avenida vestido de índio (minoria que a atriz sempre defendeu); e uma ala vai mostrar o personagem da peça Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, que a atriz interpretou no teatro no começo de sua carreira. O enredo lembrará ainda personagens de novelas em que Lucélia atuou. Apesar de desfilar em um carro alegórico, a atriz não terá nenhuma fantasia especial.

A Mocidade Independente Cidade São Jorge desfilará com aproximadamente 400 integrantes divididos em 11 alas, além da bateria e mais cinco carros alegóricos. A escola será a última a entrar na avenida Apiaí na madrugada do domingo para a segunda-feira de Carnaval, pois é a atual campeã e escolheu a posição em que desfilará.

Desfile – Atualmente, Lucélia mora no Rio de Janeiro e veio a Santo André especialmente para participar da apresentação das fantasias. “Já vim aqui uma vez, quando eles me contaram que fariam essa homenagem; agora só devo voltar para o desfile.”

Além de Lucélia, ainda não há nenhuma presença confirmada de atores que trabalharam com ela em novelas. Porém, devem desfilar integrantes dos seus fãs-clubes no Rio de Janeiro e em São Paulo, e seu filho.

Representantes da escola estão tentando trazer alguns amigos de infância de Lucélia e até mesmo alguns atores. “Uma das escravas que fez Escrava Isaura virá para o desfile, mas estamos com dificuldade de conseguir contato com esses atores”, disse o vice-presidente da escola, Válter Belber.

Longe da TV, Lucélia atualmente trabalha em um filme sobre o Timor Leste (país oriental de colonização portuguesa que passou por guerra civil) e em uma minissérie co-produzida por emissoras de Portugal e China, na qual atua e produz. “Esses projetos estão tomando muito meu tempo e não tenho como pensar em outros trabalhos como novelas, por exemplo”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;