Política Titulo
Caso de Medeiros deve ser encaminhado ao Conselho de Ética
Do Diário OnLine
11/10/2001 | 13:40
Compartilhar notícia


O corregedor da Câmara, Barbosa Neto (PMDB-GO), disse que as denúncias de desvios de verba da Força Sindical pelo deputado Luiz Antônio de Medeiros devem ser encaminhadas ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados (PL-SP). O deputado depôs nesta manhã ao corregedor e mostrou farta documentação, que segundo o ex-líder sindical, comprova que ele não tem uma conta no exterior para qual teria desviado o dinheiro.

Entre os documentos apresentados, estão um inquérito aberto em 1995 contra o ex-assessor de Medeiros e autor das denúncias, Wagner Cichetto, no qual ele é acusado de tentativa de extorsão. O outro é um relatório do Tribunal de Contas da União que aprova as contas do Instituto Brasileiro de Estudos Sindicais, onde a verba que deveria ter chegado a Força Sindical teria origem.

Para encaminhar o caso ao Conselho, a Corregedoria deve encontrar provas das irregularidades e não apenas levantar indícios, de acordo com o Código de Ética promulgado nesta semana. Para isso, o corregedor quer ouvir Cichetto, o deputado Jair Meneguelli (PT-SP), ex-líder da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o atual presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.

Neto não quis dar mais detalhes sobre o depoimento, mas garantiu que o processo não será arquivado. Medeiros deve ter o sigilo fiscal e bancário pelo conselho.

O deputado, que foi um dos fundadores da Força Sindical, teria desviado US$ 2 milhões para uma conta no exterior e pode responder processo criminal por evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;