Cultura & Lazer Titulo
Orquestra de Santo André volta ao Municipal
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
10/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Melodias para exaltar o espírito patriótico e elevar a alma é o que a Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) oferece nos concertos que realiza hoje e amanhã, sempre às 20h, no Teatro Municipal. As apresentações têm entrada franca.

Sob regência do maestro Carlos Moreno, os instrumentistas apresentam "Ponteio", peça musical emblemática da trajetória do compositor Claudio Santoro (1919-1989). O título faz referência ao ponteado, ritmo executado por violonistas populares.

"Ele compôs para várias escolas, como o experimentalismo e o dodecafonismo. Mas essa é uma obra da fase nacionalista. Tanto a parte rítmica como a melódica têm caráter folclórico, que o público identifica de maneira direta", explica Moreno.

Na sequência, a Ossa apresenta Sinfonia nº 4 em Mi Bemol Maior Romântica, do austríaco Anton Bruckner (1824-1896). Moreno não economiza elogios para classificar o tema, com duração estimada em uma hora.

"É uma obra transcendental, uma experiência metafísica. Me sinto tão embuído que ela me leva pelo universo", define.

Entre as curiosidades destacadas pelo maestro está o aspecto cíclico da composição. Ou seja: há estreita relação entre os movimentos.

"É uma sinfonia sem fim. Você pode tocar até o quarto movimento e se quiser voltar para o início, ela faz sentido", frisa Moreno.

Ainda conforme o maestro, já foram definidos os concertos da temporada 2010 da Ossa, que deverão ser divulgados em uma semana.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Hoje e amanhã, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Grátis (ingressos devem ser retirados uma hora antes dos espetáculos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;