Cultura & Lazer Titulo
Tapa reestréia com 'A Importância de Ser Fiel'
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
02/01/2003 | 17:59
Compartilhar notícia


O grupo Tapa, um dos mais importantes do cenário teatral brasileiro, traz nesta sexta de volta ao cartaz A Importância de Ser Fiel, texto de Oscar Wilde com direção de Eduardo Tolentino de Araújo. A nova temporada se estende até o dia 19 deste mês, de sexta a domingo, no Sesc Vila Mariana, espaço onde a peça estreou em outubro passado. Depois de São Paulo, segue para o Rio e outras capitais do país. Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 30.

Nathalia Timberg, Dalton Vigh, Bárbara Paz, Etty Fraser e Cacá Amaral são os atores convidados, em elenco que conta ainda com Brian Penido, Eloísa Cichowitz e Guilherme de Sant’Anna, integrantes do Tapa.

A Importância de Ser Fiel é um texto da época vitoriana (Inglaterra, fim do século XIX). É carregado de críticas ácidas ao comportamento social, por isso, encaixou-se à atual proposta de encenação do Tapa, que é marcada pela discussão e investigação da moral da classe dominante. Esta proposta já foi trabalhada em outra peça do grupo, Major Bárbara, de George Bernard Shaw.

Na história, John (Penido), amigo de Algernon (Vigh), adota o codinome Fiel. O apelido incomum – no texto original, em inglês, um trocadilho entre o nome Ernest e o adjetivo earnest, que significa confiável, honesto – atrai a atenção de duas mulheres: Gwendoleen (Eloísa) e Cecília (Bárbara), as quais sempre sonharam em casar com um homem fiel.

Já Lady Bracknell (Nathalia), mãe de Gwendoleen, defende a tese de que o importante não é o marido ser fiel, mas vir de uma boa família.

A mentora de Cecília, Miss Prism (Etty), o cônego local, doutor Chasuble (Amaral) e o mordomo de Algernon, Lane (Sant’Anna), são outros personagens desta comédia.

O espetáculo é conduzido pelas idas e vindas das relações dos personagens. Segundo Tolentino, “é importante mostrar não só o que o texto traz de aparente, mas também seus traços menos externos e visíveis”. Com isso, o diretor afirma que assimilação por parte do público das entrelinhas é fundamental para compreensão do texto.

A proposta do Tapa de questionar o comportamento da elite, iniciada com Major Bárbara e presente agora em A Importância de Ser Fiel, sempre se dá sob um prisma crítico. Segundo Tolentino, o texto de Oscar Wilde tira as máscaras dos poderosos com muita ironia.

Cenografia de Renato Scripilliti e figurinos de Lola Tolentino compõem a ficha técnica de A Importância de Ser Fiel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;