Cultura & Lazer Titulo
Bienal de Arquitetura premia vencedores de concurso
Do Diário do Grande ABC
30/11/1999 | 16:13
Compartilhar notícia


Foram divulgados e premiados nesta terça-feira os ganhadores do concurso da 4.ª Bienal Internacional de Arquitetura de Sao Paulo, no pavilhao da bienal, no Parque do Ibirapuera. A mostra tem quatro grandes prêmios: o de urbanismo, o de arquitetura, o de projetos e o de escolas. Além desses, foram conferidos cinco prêmios especiais .

Um caso pitoresco da premiaçao envolveu o consagrado arquiteto britânico, sir Norman Foster, que enviou três projetos para o concurso da bienal. Considerado um revolucionário da arquitetura, Foster acabou recebendo um prêmio especial pelo conjunto de sua obra - o júri preferiu nao premiar nenhum projeto em particular.

"Sao projetos de custos altíssimos, que se destacavam pela grandiosidade", disse o presidente da Bienal, Carlos Bratke (que nao participou do julgamento). Ele disse acreditar que os projetos de Foster foram suplantados por outras soluçoes. Os jurados eram três brasileiros e os consagrados David Resnik (Israel), Francine Houben (Holanda), Jorge Glusberg (Argentina) e José Forjaz (Moçambique).

O Grande Prêmio de Arquitetura foi dividido entre o projeto da Estaçao Pêssego do metrô (em Itaquera) e o do Teatro Unimep. O primeiro é dos arquitetos Joao Walter Toscano e Odiléia Toscano. O segundo, dos arquitetos Paulo Zimbres, Marcos Zimbres e Joara Cronemberger Ribeiro Silva.

O Grande Prêmio de Urbanismo contemplou projetos de urbanizaçao de favelas. O plano para a Favela Jardim Floresta (na área da Represa de Guarapiranga), de autoria de Paulo de Mello Bastos, dividiu a comenda com o projeto de Jorge Mário Jáuregui, mais geral e destinado a soluçoes do mesmo problema urbano.

Os projetos premiados foram os da exposiçao de Flávio Império (André Vainer e Guilherme Paoliello), o estacionamento Trianon (Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Milton Braga e Marta Moreira), Ermida no Mirante (Arnaldo Martino), Praça Sao Vicente Férrer de Formiga, Minas (Carlos Maciel e Alexandre Garcia), Pavilhao de Jogos da Mantiqueira (Carlos Warchavchik), Fazenda Agua Comprida (Eduardo de Almeida), Prédio da Rua Számadó de Budapeste, Hungria (Ferenc Cságoly e Richard Hönich), Remodelaçao da FAU-USP (José Armênio Cruz), Escola de Arquitetura e Desenho da Universidad Pontificia Bolivariana (Luiz Vasquez, Javier Acero, Carlos Osorio e Mauricio Correa), Projeto de Utilizaçao Racional do Eucalipto de Reflorestamento para Uso Residencial (Marcelo e Marta Aflalo), Nueva Faculdad de Derecho (Miguel Angel Roca) e Kiefhoek Renovation (Wytze Patijn).

Entre as escolas, a primeira colocaçao foi para a Universidade de Tampere, na Finlândia. O segundo lugar ficou com a faculdade de arquitetura de Palermo. A Universidade Mackenzie, de Sao Paulo, ficou em terceiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;