Economia Titulo
Em busca de clientes, montadoras intensificam os feirões
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
22/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As quatro grandes montadoras - Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford - realizam feirões neste final de semana na Grande São Paulo. Descontos, juros mais baixos, financiamentos alongados (até 72 meses) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) gratuito são alguns dos artifícios para tentar atrair o consumidor.

Pelo menos uma vez por mês, montadoras realizam promoções em locais fora das concessionárias _- estacionamento de hipermercados e shoppings centers são mais utilizados. Neste mês, porém, pelo menos a GM e Fiat repetem o evento. A Chevrolet vai usar o pátio da fábrica de São Ceatano e a Fiat estenderá a promoção a toda a rede de concessionárias.

A queda de até 15% nas vendas na primeira quinzena de agosto em relação a julho é um dos motivos que contribuem para o incremento das ofertas. Em agosto, a média diária de vendas caiu para 11,4 mil unidades contra 12,2 mil de julho.

No atual ritmo, a indústria projeta fechar o mês com 240 mil unidades, quando emplacou 260 mil veículos em julho. Em agosto de 2008, quando já sentia os primeiros efeitos da crise, o mercado foi de 244 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O repique nas vendas em agosto ocorre, segundo analistas, em razão de o desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ter perdido a força de motivação. Além disso, férias escolares prolongadas, em razão da gripe suína, teriam afastado clientes momentaneamente.

"A média diária de 11,4 mil unidades é muito boa", afirmou o diretor de vendas da General Motors, Francisco Stefanelli. "Mas a indústria pode melhorar o resultados com ofertas que realmente são vantajosas para o consumidor", disse.

Stafanelli cita a promoção do Classic, sedã de entrada que é ofertado com juros de 0,99% e prazo de até 72 meses. "A taxa de juro e os planos de pagamentos já são mais vantajosas que nos meses que antecediam a crise. A competição entre os bancos está fortíssima"

De acordo com a Fiat, o Palio Fire Economy, que pode ser adquirido em até 72 meses, está 12% abaixo do seu preço de tabela original, incluindo o desconto de 7% do IPI. A promoção também vale para o Mille.

"A indústria vai tentar todos os meios para alcançar a meta de vender 3 milhões de carros este ano no mercado interno", acredita Francisco Satkunas, consultor da indústria automobilística e diretor do SEA (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;